Categorias: Cibersegurança

Vulnerabilidade em sites: saiba como identificar e como proteger sua empresa

Um ataque cibernético a sites e infraestruturas digitais corporativas pode acontecer de diversas formas, seja por meio de algum erro do sistema, falha de configuração nos servidores ou ataque de insider (quando é realizado por um colaborador). Porém, uma estratégia se tornou comum entre os hackers: a busca por brechas de segurança no site e infraestrutura de empresas, com o objetivo de explorar as vulnerabilidades e realizar a invasão.

Prejuízos de uma invasão hacker para empresas

Com a entrada nos sistemas e servidores, o atacante tem acesso a arquivos de backup e informações do banco de dados, onde normalmente há documentos confidenciais  da empresa, como fichas cadastrais de colaboradores e contratos de clientes. Além do acesso a conteúdos sensíveis, o hacker tem visibilidade de e-mails e senhas, e também a informações presentes em dispositivos que estejam ligados à mesma rede, ou seja, ele pode roubar os dados acessados por esses aparelhos.

Esse tipo de invasão pode causar danos irreparáveis à empresa. O cibercriminoso será capaz de tirar o site do ar, cortar o acesso dos colaboradores aos sistemas e plataformas –  como, por exemplo, serviços de e-mail. Outra possibilidade preocupante é que o atacante pode modificar o site da empresa para incluir uma página falsa e, dessa forma, recolher informações sigilosas dos clientes que fornecerem seus dados acreditando ser o site verdadeiro.

Teste identifica vulnerabilidades e protege sua empresa

É essencial ter uma solução de segurança que realize um Teste de Invasão, que irá analisar pontos mais visados em um ataque hacker e identificar potenciais vulnerabilidades que podem facilitar uma invasão. Este teste, também conhecido pelos especialistas da área como ‘Pentest’, quando contratado particularmente, pode chegar a R$22 mil reais por domínio verificado, o que torna a checagem constante inacessível para pequenas e médias empresas.

O dfndr enterprise, solução contra vazamento de dados empresariais da PSafe, tem um Teste de Invasão na Infraestrutura integrado ao seu leque de funcionalidades. O teste buscará semanalmente por brechas nos sites e infraestruturas digitais de sua empresa, com o objetivo de mitigar e prevenir as ameaças antes que elas possam se tornar um incidente de segurança. As falhas encontradas serão classificadas em três níveis de risco: alto, médio e baixo.

Em seu teste grátis a ferramenta analisa as seguintes vulnerabilidades nos sites:

  • Cross Site Scripting (XSS): é quando uma aplicação recebe dados não confiáveis e os envia ao navegador sem validação ou filtro;

  • Código malicioso e backdoor: quando um código malicioso é encontrado em uma página da aplicação ou algum backdoor é identificado no servidor;

  • Uso de componentes desatualizados: ocorre quando componentes como bibliotecas, frameworks, serviços e/ou outros módulos de software utilizados estão desatualizados ou a versão possui alguma vulnerabilidade conhecida;

  • Exposição de dados sensíveis: acontece quando não há a devida proteção de informações sensíveis ou existe a exposição de dados informativos.

Já na versão paga, o dfndr enterprise analisa semanalmente as mesmas vulnerabilidades da versão gratuita e mais:

  • Injeção SQL: acontece quando é possível manipular uma consulta a bancos de dados, ou seja, quando um atacante consegue alterar e inserir indevidamente instruções dentro de uma consulta a banco de dados;
  • Proteção/detecção insuficiente contra ataques: ocorre quando aplicativos e APIs não são capazes de detectar, prevenir e responder a ataques manuais e automatizados;
  • Autenticação fraca, Quebra de Autenticação e Gerenciamento de Sessão: é quando dados vazados podem ser utilizados para autenticação ou quando as funções da aplicação relacionadas à autenticação e gerenciamento de sessão estão implementadas de forma incorreta;

  • E mais: Quebra de controle de acesso, APIs sub protegidas, Redirecionamento abertos, Acesso a diretórios não autorizados, Inclusão de arquivo arbitrário e Referência a empresa encontrada em outras plataformas.

Com o conhecimento dessas vulnerabilidades, sua empresa pode agir na correção para impedir que terceiros explorem falhas de segurança. Assim, é possível evitar prejuízos econômicos ou fatos que possam abalar a imagem e reputação do seu negócio.


Com o dfndr enterprise sua empresa tem a possibilidade de realizar uma verificação em suas infraestruturas digitais de forma gratuita.

Veja mais sobre o Teste de Invasão do dfndr enterprise no vídeo abaixo:

Se preferir, você pode tirar suas dúvidas e entender melhor como a proteção do dfndr enterprise por meio do formulário abaixo.

    Paula Biancamano

    Analista de Marketing na PSafe/CyberLabs. Formada em Publicidade e Propaganda, tem experiência em copywriting, produção de conteúdo e UX writing. Com o apoio dos especialistas do dfndr lab, escreve sobre cibersegurança e tecnologia.

    Posts Recentes

    Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

    "Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

    1 ano atrás

    Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

    Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

    1 ano atrás

    Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

    Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

    1 ano atrás

    Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

    Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

    1 ano atrás

    O que é XDR? Tecnologia é a mais eficiente na guerra contra a ciberpandemia

    A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…

    2 anos atrás

    ‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

    Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

    2 anos atrás