Categorias: Ciberataques

Cibercriminosos voltam a usar a Copa para fazer vítimas

Os ingressos para a Copa do Mundo deste ano voltaram a ser utilizados como arma virtual para fazer vítimas no Brasil. O objetivo é o roubo de dados de usuários.

Segundo o texto presente no e-mail recebido, o usuário teria ganhado dois ingressos para assistir um jogo. Ao clicar no link que supostamente encaminharia para a página das entradas, o usuário instala um malware no computador.

Para deixar o golpe mais real, os criminosos virtuais usam links e endereços de e-mail muito fáceis de parecerem verdadeiros, como fifaworldcupbrasil.2014.com.br (vale a pena ressaltar que o oficial é pt.fifa.com) e @loja.fifa.com. Uma logomarca da Copa também é utilizada no e-mail, mas a imagem não é exatamente igual à verdadeira.

A mensagem do e-mail também informa que é necessário imprimir o ticket eletrônico. A retirada dos ingressos verdadeiros seria feita diretamente num centro de ingressos presente na cidade do usuário, mas nenhum endereço é identificado.

Ao infectar o PC clicando no link falso, o computador do usuário passa a ter um malware que rouba senhas de banco e de logins. Em alguns casos, também há um redirecionamento para outra página falsa em que são pedidas informações de cartões de crédito.

Para evitar ser mais uma vítima desse golpe, deve-se atentar aos detalhes do e-mail e não ser levado pela empolgação de supostamente ter ganhado ingressos para partidas. Conferir o nome de empresas citadas no e-mail também é uma ótima opção, já que o usuário pode entrar em contato para verificar se a mensagem é verdadeira.

Ao ver o link, não clique nele, mesmo que a tentação seja grande. Prefira copiá-lo como texto e colar na barra de URL. Quando abrir o site, verifique se ele contém https na frente. Você também pode deixar ativada a Proteção Online do PSafe Antivirus, que vai identificar se o site é malicioso.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…