Dentre os tipos de senha oferecidos por padrão nos smartphones modernos, o mais seguro é a leitura de impressão digital.
Por não existirem no mundo dois indivíduos com impressões digitais idênticas, nem mesmo se forem gêmeos, o mecanismo é utilizado até mesmo em bancos e aeroportos no lugar de senhas alfanuméricas.
Para aumentar a privacidade das informações trocadas através de seu celular, saiba como bloquear aplicativos com a digital.
Leia mais: Dezenas de perfis falsos de bancos foram detectados no Facebook
Algumas pessoas costumam bloquear apenas o acesso à tela inicial do celular com impressão digital, mas, segundo o Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, Emilio Simoni, essa primeira camada de proteção pode não ser o suficiente.
“Quando você desbloqueia seu aparelho, todos os dados armazenados nele ficam acessíveis a quem quer que seja. Ao adicionar uma senha extra nos aplicativos, você impede que intrusos tenham acesso aos seus dados e conversas pessoais”, explica Simoni.
A biometria é um método de medição e análise de dados biológicos utilizado para identificar de indivíduos, sendo a leitura de impressões digitais uma das técnicas biométricas mais populares.
No entanto, existem ainda muitas outras, como a digitação, a geometria da mão, a identificação pela voz, o reconhecimento facial, a identificação pela íris e a identificação pela retina.
De acordo com Simoni, as análises biométricas apresentam um nível elevado de segurança: “Não é à toa que o governo utiliza a leitura de impressão digital no cadastro de indivíduos no Detran e TRE. Quando falamos de proteção doméstica, como é o caso da proteção de aplicativos em celulares, a leitura de impressão digital é uma das opções mais confiáveis”, complementa.
Para limitar o acesso a aplicativos através de impressão digital, você precisará ter um aparelho com a função leitor de digital. Cadastre suas impressões digitais no Android e você estará pronto para garantir a privacidade dos dados armazenados em seu celular.
Utilize o dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, que possui a função Cofre, para limitar o acesso aos aplicativos de seu celular. Siga este passo a passo para ativar a proteção:
Após seguir este tutorial, o app solicitará uma permissão de acesso. Conceda essa permissão e pronto! Você verá a lista de todos os apps protegidos e, todas as vezes que desejar acessá-los, a sua digital será solicitada.
PUBLICIDADE
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…