Os celulares mais modernos oferecem uma quantidade enorme de opções e funções que consomem bastante energia. Quem faz uso intensivo do aparelho pode se deparar com a situação de ficar sem bateria durante o dia. Entretanto, alguns procedimentos podem ser adotados para reduzir o consumo de energia e garantir que a bateria consiga chegar até o final do dia. Selecionamos 10 dicas que podem ajudar os usuários e manter seu smartphone “vivo”.
Essa é a solução mais efetiva para salvar energia. Se o usuário não pretende receber qualquer ligação durante a noite ou em períodos do dia em que não poderá atender, simplesmente desligue-o.
Quando o celular está em uma região sem sinal ou fraco, ele ficará constantemente buscando conexão, o que vai consumir toda a energia possível. Isso é fácil de compreender para quem já esqueceu o celular ligado durante uma viagem de avião. A melhor forma de garantir que a bateria dure é manter o aparelho em uma região com sinal.
A maioria dos smartphones hoje em dia usam baterias à base de lítio. Elas têm um ciclo de vida mais alongado do que as antigas, de níquel. Entretanto, elas precisam ser recarregadas mais frequentemente. Evite deixar o celular consumir a bateria até o final ou carregá-la até o final. Estas baterias devem ser consumidas entre 40% e 80% da capacidade. Carregar ou descarregar muito além deste limite pode danificar a bateria e reduzir o tempo de uso.
A opção “vibrar” consome energia extra da bateria. Por isso, é aconselhável manter apenas um toque. E o mais baixo possível.
Um maior brilho na tela do smartphone facilita a leitura em locais com alta luminosidade natural, como por exemplo, em um dia ensolarado. Entretanto, isto consome bastante energia. Muitos aparelhos possuem a função que adapta o brilho da tela à luminosidade do ambiente.
Outra dica é ajustar o tempo que a tela fica acesa após usar o aparelho, que pode variar de alguns poucos segundos a até 1 minuto. Quanto menor o tempo, menos energia consumida.
Se o usuário precisa salvar energia, não deve utilizar alguns recursos que consomem muito e nem sempre são úteis. Desabilite o Wi-Fi, GPS e Bluetooth, pois eles ficam permanentemente buscando por novas conexões.
Planos de fundo animados irão descarregar a bateria de forma extremamente rápida. Usar imagens também. Para economizar energia o ideia é optar por fundos pretos. Telas AMOLED, por exemplo, consomem muito menos energia exibindo uma tela preta invés de branca.
Ter tudo em tempo real pode agilizar a vida, mas também pode torna-la irritante. Além disto, vai consumir toda a bateria do smartphone recebendo notificações de e-mails, notícias, clima, tweets etc. Se o usuário não precisa estar conectado 100% do tempo, opte por checar manualmente. Ou com intervalos mais longos.
O calor é inimigo de toda a bateria. Tirar o aparelho do bolso e mantê-lo em um local mais fresco salvará um pouco da energia e aumentará a durabilidade também.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…