Categorias: Cibersegurança

Como fazer formatação rápida e tradicional

Formatar o computador ou notebook não é algo simples, porém é extremamente necessário, principalmente quando a máquina tem certo tempo de uso. Existem duas maneiras de formar os seus dispositivos: a rápida e a tradicional.

Veja também Conheça, peça por peça, tudo que tem dentro do seu PC.

A limpeza rápida remove todo o conteúdo de um disco, mas não se aprofunda muito na tarefa e deixa algumas "sobras" dos antigos arquivos. Basicamente ela remove os itens visíveis da sua unidade. Já a limpeza tradicional é mais detalhada, pois realiza uma análise completa do disco em busca de setores defeituosos para a correção inicial, não deixando qualquer sobra.

Para facilitar a sua vida, fizemos um passo a passo com cada um dos meios de formatação. Confira!

Formatação rápida

Passo 1. Clique no botão “Iniciar” do Windows (usamos como exemplo o Windows 7). Depois, clique com o botão direito do mouse em “Computador”. Em seguida, escolha “Gerenciar” no menu que apareceu. 

Passo 2. Agora, clique na opção “Gerenciamento de disco”.

Passo 3. Nesta parte, selecione o HD que você deseja formar, clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione “Formatar”. 

Passo 4. Na janela de opções, escolha um novo nome para o disco, assim como o sistema de arquivos e o tamanho da unidade. Recomendamos deixar selecionado em NTFS e Padrão, respectivamente. Deixe marcada a opção de formatação rápida. Depois, basta clicar em “Ok” e esperar alguns instantes, dependendo do tamanho do disco, para que o processo esteja completado.

Formatação completa

Mas, se o seu desejo é fazer uma formatação completa, lembre-se de salvar todos os seus arquivos e certifique-se de ter em mãos os drives da placa mãe. Estes drives vêm juntos com a máquina no momento da compra.

Feito isso, é hora de se ligar no passo a passo. Como começamos com o Windows 7, usaremos como exemplo de instalação o Windows 8. Antes de começar, é preciso ter o disco original do sistema operacional da Microsoft.

Passo 1. Insira o CD no seu drive de DVD e reinicie o computador. Em seguida, toque em qualquer tecla para abrir o “setup”. A tela do Windows 8 irá aparecer e você selecionará o idioma do sistema e do teclado. Clique em “Next”. 

Passo 2. Quando o primeiro processo for concluído, é a hora de inserir a chave de acesso do produto, que pode ser encontrado na caixa do Windows. Aceite os termos de contrato e avance. 

Passo 3. Em seguida, seleciona a opção “Instalação personalizada”. 

Passo 4. A tela seguinte é onde será feita a formatação com o Windows 8. Selecione a partição que você deseja formar e clique em “Opções avançadas”. 

Passo 5. Agora você pode formatar a partição clicando em “Formatar” ou apagá-la completamente clicando em “Excluir”. Ao selecionar o que deseja fazer, clique em “Avançar”. Espere a instalação dos componentes e prossiga com a criação da sua conta Microsoft para ter um PC formatado.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…