Como fazer formatação rápida e tradicional

Por que, quando e como escolher a formatação correta para seu dispositivo eletrônico.

Formatar o computador ou notebook não é algo simples, porém é extremamente necessário, principalmente quando a máquina tem certo tempo de uso. Existem duas maneiras de formar os seus dispositivos: a rápida e a tradicional.

Veja também Conheça, peça por peça, tudo que tem dentro do seu PC.

A limpeza rápida remove todo o conteúdo de um disco, mas não se aprofunda muito na tarefa e deixa algumas "sobras" dos antigos arquivos. Basicamente ela remove os itens visíveis da sua unidade. Já a limpeza tradicional é mais detalhada, pois realiza uma análise completa do disco em busca de setores defeituosos para a correção inicial, não deixando qualquer sobra.

Para facilitar a sua vida, fizemos um passo a passo com cada um dos meios de formatação. Confira!

Formatação rápida

Passo 1. Clique no botão “Iniciar” do Windows (usamos como exemplo o Windows 7). Depois, clique com o botão direito do mouse em “Computador”. Em seguida, escolha “Gerenciar” no menu que apareceu. 

Passo 2. Agora, clique na opção “Gerenciamento de disco”.

Passo 3. Nesta parte, selecione o HD que você deseja formar, clique com o botão direito do mouse em cima dele e selecione “Formatar”. 

Passo 4. Na janela de opções, escolha um novo nome para o disco, assim como o sistema de arquivos e o tamanho da unidade. Recomendamos deixar selecionado em NTFS e Padrão, respectivamente. Deixe marcada a opção de formatação rápida. Depois, basta clicar em “Ok” e esperar alguns instantes, dependendo do tamanho do disco, para que o processo esteja completado.

Formatação completa

Mas, se o seu desejo é fazer uma formatação completa, lembre-se de salvar todos os seus arquivos e certifique-se de ter em mãos os drives da placa mãe. Estes drives vêm juntos com a máquina no momento da compra.

Feito isso, é hora de se ligar no passo a passo. Como começamos com o Windows 7, usaremos como exemplo de instalação o Windows 8. Antes de começar, é preciso ter o disco original do sistema operacional da Microsoft.

Passo 1. Insira o CD no seu drive de DVD e reinicie o computador. Em seguida, toque em qualquer tecla para abrir o “setup”. A tela do Windows 8 irá aparecer e você selecionará o idioma do sistema e do teclado. Clique em “Next”. 

Passo 2. Quando o primeiro processo for concluído, é a hora de inserir a chave de acesso do produto, que pode ser encontrado na caixa do Windows. Aceite os termos de contrato e avance. 

Passo 3. Em seguida, seleciona a opção “Instalação personalizada”. 

Passo 4. A tela seguinte é onde será feita a formatação com o Windows 8. Selecione a partição que você deseja formar e clique em “Opções avançadas”. 

Passo 5. Agora você pode formatar a partição clicando em “Formatar” ou apagá-la completamente clicando em “Excluir”. Ao selecionar o que deseja fazer, clique em “Avançar”. Espere a instalação dos componentes e prossiga com a criação da sua conta Microsoft para ter um PC formatado.

Tags: