Categorias: Cibersegurança

Pequenas Empresas – Como passar segurança a seus clientes?

É difícil para qualquer empresário, hoje, manter sua empresa segura na internet. Se a companhia for pequena e com menores recursos, a tarefa se torna ainda mais árdua. Ter um site bem protegido contra ataques não é suficiente, especialmente quando estas empresas dão a impressão de serem menores do que as grandes operadoras de vendas na internet, por exemplo.

Especialistas afirmam que o pequeno empresário precisa agir agressivamente para provar que seu site é seguro. Para isso, é preciso usar uma série de métodos.

Uma das primeiras coisas a fazer é tentar obter um selo de “confiável”. Os sistemas antivírus empresarial podem lhe dar essa imagem. Este selo mostra que o site atende a determinados critérios de segurança e é constantemente monitorado.

Conseguir o selo não é complicado. As empresas que oferecem o antivírus empresarial costumam fornecer um código para colocar no site e fazer a marca parecer confiável. E, claro, ele também varre o site diariamente em busca de alguma vulnerabilidade.

Dar esta impressão ao cliente é importante, mas não suficiente. Um site precisa ter muito mais do que uma aparência segura. Pode não parecer tão imprescindível, mas os clientes levam muito em conta o visual da página. Se ele achar que o site foi feito de forma amadora, ele não irá comprar nada. É preciso oferecer um “ambiente profissional”, com aparência limpa e nova, como qualquer outro site de um grande varejista da internet.

Os sites devem fazer o seu melhor para manter um bom estilo e se livrar de qualquer coisa que pareça desajeitada ou desatualizada. Mas, é preciso também certificar-se de que sua função de busca é eficiente. Se o site for de sapatos, por exemplo, ele deve ser capaz de detalhar a pesquisa e procurar por marcas, em primeiro lugar, em seguida a cor, o tamanho, e assim por diante.

Não para por aí. As pequenas empresas também devem deixar bem claro para os clientes todos os passos de segurança que são dados. Uma boa maneira de manter essa informação é enviando boletins com detalhes sobre a companhia de segurança que cuida do site e como ela age para evitar que os dados dos clientes sejam corrompidos.

E quando um ataque acontecer? Nunca tente esconder essa situação. As empresas devem informar o problema aos clientes o mais rápido possível. Não há nada que inspire mais confiança do que uma comunicação sincera.

Assegure que está procurando maneiras de proteger os dados e limitar os danos. Resumidamente, é a honestidade que contará neste caso. Assim, o cliente terá a certeza que a empresa está trabalhando para garantir a segurança do site.

 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás