Pequenas Empresas – Como passar segurança a seus clientes?

Aprenda como sua empresa pode passar confiança a seus clientes, usando selos de confiança e boas práticas de segurança de informação.

É difícil para qualquer empresário, hoje, manter sua empresa segura na internet. Se a companhia for pequena e com menores recursos, a tarefa se torna ainda mais árdua. Ter um site bem protegido contra ataques não é suficiente, especialmente quando estas empresas dão a impressão de serem menores do que as grandes operadoras de vendas na internet, por exemplo.

Especialistas afirmam que o pequeno empresário precisa agir agressivamente para provar que seu site é seguro. Para isso, é preciso usar uma série de métodos.

Uma das primeiras coisas a fazer é tentar obter um selo de “confiável”. Os sistemas antivírus empresarial podem lhe dar essa imagem. Este selo mostra que o site atende a determinados critérios de segurança e é constantemente monitorado.

Conseguir o selo não é complicado. As empresas que oferecem o antivírus empresarial costumam fornecer um código para colocar no site e fazer a marca parecer confiável. E, claro, ele também varre o site diariamente em busca de alguma vulnerabilidade.

Pequenas empresas precisam passar confiança a seus clientes

Dar esta impressão ao cliente é importante, mas não suficiente. Um site precisa ter muito mais do que uma aparência segura. Pode não parecer tão imprescindível, mas os clientes levam muito em conta o visual da página. Se ele achar que o site foi feito de forma amadora, ele não irá comprar nada. É preciso oferecer um “ambiente profissional”, com aparência limpa e nova, como qualquer outro site de um grande varejista da internet.

Os sites devem fazer o seu melhor para manter um bom estilo e se livrar de qualquer coisa que pareça desajeitada ou desatualizada. Mas, é preciso também certificar-se de que sua função de busca é eficiente. Se o site for de sapatos, por exemplo, ele deve ser capaz de detalhar a pesquisa e procurar por marcas, em primeiro lugar, em seguida a cor, o tamanho, e assim por diante.

Não para por aí. As pequenas empresas também devem deixar bem claro para os clientes todos os passos de segurança que são dados. Uma boa maneira de manter essa informação é enviando boletins com detalhes sobre a companhia de segurança que cuida do site e como ela age para evitar que os dados dos clientes sejam corrompidos.

E quando um ataque acontecer? Nunca tente esconder essa situação. As empresas devem informar o problema aos clientes o mais rápido possível. Não há nada que inspire mais confiança do que uma comunicação sincera.

Assegure que está procurando maneiras de proteger os dados e limitar os danos. Resumidamente, é a honestidade que contará neste caso. Assim, o cliente terá a certeza que a empresa está trabalhando para garantir a segurança do site.