Os arquivos zipados geram uma praticidade na hora de compartilhar e enviar documentos. Mas, eles também podem esconder problemas, como vírus. Quando você baixa um arquivo RAR, está recebendo algo comprimido que pode conter diferentes tipos de arquivos. Eles geralmente estão limpos, mas há sempre a chance de algum deles ser “sujo”.
Pesquisadores descobriram, recentemente, que os arquivos armazenados podem ser adulterados para encobrir o malware. Não só o novo arquivo armazenado e adulterado contém códigos maliciosos, como pode ficar invisível aos olhos de muitos antivírus.
Os mais populares arquivos, que passaram a ser examinados minuciosamente, devido às recentes adulterações, são os .ZIP e .RAR. Outros formatos afetados podem também incluir os arquivos .GZ e .CAB.
Mas, saiba que tomando alguns cuidados você pode se livrar desse risco. O antivírus PSafe Total, por exemplo, lhe dá a segurança necessária para não ser infectado por meio de um desses arquivos maliciosos. Veja como fazer a varredura:
Passo 1. Depois de instalar o PSafe Total, localize o arquivo zipado que você acabou de baixar. Clique com o botão direito em cima dele e selecione a opção “Verificar com o PSafe Total”.
Passo 2. O antivírus começará a procurar qualquer problema que o arquivo possuir. Quando a varredura terminar, você receberá o aviso se os arquivos são seguros ou não.
Não se esqueça de sempre fazer a consulta quando baixar este tipo de arquivo. Além disso, mantenha sempre seu antivírus atualizado e fazendo constantes verificações no computador. Procure também saber se a fonte de onde você está baixando o arquivo é realmente segura e de sua confiança.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…