Todo mundo adora uma promoção, ainda mais em momentos de economia difícil. Se aproveitando disso, criminosos resolveram usar o nome de grandes marcas, como Casas Bahia e Ponto Frio, para roubar dinheiro dos usuários no Facebook. Como? Divulgando promoções falsas que induzem a vítima a informar dados importantes, como o número do seu cartão de crédito
O time de segurança do DFNDR, principal aplicativo antivírus do Brasil, identificou mais de 100 perfis falsos oferecendo esse tipo de oferta no Facebook e já entrou em contato com a rede social avisando sobre a fraude.
Como o golpe funciona?
Você entra no Facebook e vê uma oferta imperdível de uma loja famosa. Ao clicar no link, você é direcionado para uma página falsa, igual a oficial. É aí que mora o perigo!
Para receber o novo produto, você precisa informar os seus dados pessoais e informações bancárias, como número do cartão de crédito. Pronto! Em poucos minutos os criminosos têm tudo o que precisam para se passar por você e roubar seu dinheiro de forma rápida e fácil.
É muito comum que algumas pessoas caiam nesse tipo de cilada. Lembra do golpe do falso sequestro? Alguém liga dizendo que sequestrou seu filho, imita a voz dele, mas na verdade você está falando com o próprio criminoso. Então, é a mesma coisa. Para tentar te despistar, alguns golpistas te orientam a tirar dúvidas sobre as ofertas por meio do bate-papo do Facebook. Dessa maneira, os próprios criminosos te respondem, dificultando que a fraude seja descoberta.
Como identificar uma oferta falsa?
Como diz o ditado: “quando a oferta é demais, o santo desconfia”, portanto, olho vivo nas promoções exageradas! Desconfie também quando a promoção não for anunciada nas páginas oficiais da marca ou te levar para outras páginas. Se mesmo assim quiser participar, tenha certeza de que o desconto é real, entrando diretamente nos canais oficiais da marca.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…