Cuidado: novo golpe leva promoções falsas ao Facebook

Criminosos estão usando nomes de grandes marcas para roubar dinheiro na rede social. Veja como se proteger!

Todo mundo adora uma promoção, ainda mais em momentos de economia difícil. Se aproveitando disso, criminosos resolveram usar o nome de grandes marcas, como Casas Bahia e Ponto Frio, para roubar dinheiro dos usuários no Facebook. Como? Divulgando promoções falsas que induzem a vítima a informar dados importantes, como o número do seu cartão de crédito

O time de segurança do DFNDR, principal aplicativo antivírus do Brasil, identificou mais de 100 perfis falsos oferecendo esse tipo de oferta no Facebook e já entrou em contato com a rede social avisando sobre a fraude.

Como o golpe funciona?
Você entra no Facebook e vê uma oferta imperdível de uma loja famosa. Ao clicar no link, você é direcionado para uma página falsa, igual a oficial. É aí que mora o perigo!

Para receber o novo produto, você precisa informar os seus dados pessoais e informações bancárias, como número do cartão de crédito. Pronto! Em poucos minutos os criminosos têm tudo o que precisam para se passar por você e roubar seu dinheiro de forma rápida e fácil.

É muito comum que algumas pessoas caiam nesse tipo de cilada. Lembra do golpe do falso sequestro? Alguém liga dizendo que sequestrou seu filho, imita a voz dele, mas na verdade você está falando com o próprio criminoso. Então, é a mesma coisa. Para tentar te despistar, alguns golpistas te orientam a tirar dúvidas sobre as ofertas por meio do bate-papo do Facebook. Dessa maneira, os próprios criminosos te respondem, dificultando que a fraude seja descoberta.

Como identificar uma oferta falsa?
Como diz o ditado: “quando a oferta é demais, o santo desconfia”, portanto, olho vivo nas promoções exageradas! Desconfie também quando a promoção não for anunciada nas páginas oficiais da marca ou te levar para outras páginas. Se mesmo assim quiser participar, tenha certeza de que o desconto é real, entrando diretamente nos canais oficiais da marca.

Nomes01
Perfil02
02
Como denunciar?
Se você identificar uma promoção falsa, denuncie no próprio Facebook. Clique nos “três pontinhos ao lado de “Compartilhar”, que fica bem abaixo da foto principal da página. Em seguida, marque “Denunciar Página” e siga os passos, que te perguntarão o que há de errado na página.

Tags: