Internautas que são amantes da arte, mas não têm disponibilidade para visitar todos os lugares que gostariam, contam com a ajuda de alguns museus que permitem visitas virtuais. O projeto mais recente do Tate Britain, em Londres, permitiu passeios noturnos, controlando um robô. A ideia surgiu de um grupo de jovens designers que conquistaram um concurso de inovação digital.
O trio recebeu cerca de R$ 230 mil para financiar o projeto que eles chamaram de “After Dark”. Durante uma semana do mês de agosto, os internautas puderam guiar quatro robôs, que estavam com câmeras instaladas para visitar as galerias do museu durante a madrugada, período em que o local permanece vazio. Sensores também foram instalados para evitar que os robôs se chocassem com paredes e obras.
A iniciativa dos jovens, porém, não é uma novidade. Aqui no Brasil há uma experiência parecida e bastante interessante através do projeto Era Virtual. Não há robôs envolvidos, mas o internauta pode fazer visitas virtuais através de fotos em 360º e áudio de um guia que vai passeando pelos salões e galerias de 24 museus do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Maranhão e Goiás. Ao clicar nas obras, a imagem é ampliada.
Alguns dos mais famosos e visitados, como o Louvre, em Paris, na França, o British Museum, em Londres, no Reino Unido, e o Museu Americano de História Natural, em Nova York, nos Estados Unidos, permitem que o internauta acesse o acervo digitalizado. Não existe um tour virtual, mas há inclusive vídeos em áudios disponíveis nas línguas nativas, explicando sobre as exposições e o acervo. Ver obras clássicas em um monitor jamais irá replicar a experiência real da textura, tamanho e cor de obras de artistas como Pablo Picasso ou Rembrandt, mas pode ser um instrumento bastante interessante.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…