Categorias: Cibersegurança

Criado o e-mail mais protegido do mundo. Nem a NSA invade

Em tempos de espionagem eletrônica, os clientes que primam por segurança estão se tornando uma verdadeira mina de ouro. De olho nesse público, cientistas e funcionários do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e cientistas da CERN, a maior organização europeia para a pesquisa nuclear do mundo, criaram o ProtonMail.

O Proton é uma plataforma de e-mail que oferece encriptação de dados para os clientes. Ainda na fase BETA, o e-mail “super seguro” se tornou público recentemente. Porém, já possui planos de trabalho em novos protocolos de autenticação e criptografia para aumentar sua segurança.

Pós Snowden

Com as revelações feitas pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden, o tema segurança passou a ser uma obsessão para muitas pessoas que temem ter seus dados e privacidade invadidos. Essas razões levaram o pequeno grupo de desenvolvedores e membros de importantes entidades científicas a se unir e a criar o Proton.

Até o país para abrigar a empresa foi minuciosamente estudado. A Suíça foi escolhida, em 2013, para instalar o ProtonMail. A rigidez e a força das leis de proteção ao indivíduo e à privacidade foram os principais fatores que levaram a empresa a definir a sede no país.

Segurança nível máximo

A autenticação e criptografia são ferramentas determinantes e inseparáveis do sistema de segurança do Proton. Sendo assim, no caso de esquecimento da senha de decodificação, não será mais possível acessar mensagens, porque nem o ProtonMail tem acesso a seus dados.

Segundo a empresa, sem o acesso às informações e, consequentemente, à caixa de e-mails, o Proton não poderá nunca responder uma solicitação de informações do Governo, uma vez que o usuário estará totalmente anônimo, sem registro de logon de dados e rastreamaneto de IP.

Autodestruição de mensagens

Outra característica bastante interessante é a autodestruição das mensagens. Você pode definir um tempo para que isso aconteça, colaborando também com o espaço para armazenamento, que nas contas gratuitas é de 100MB e 500 mensagens mensais. A empresa garante que, futuramente, disponibilizará maiores espaços para planos pagos.

Também é importante saber que, mesmo o ProtonMail sendo criptografado, você pode enviar e receber e-mails de seus amigos usuários de outros provedores. E pode também enviar mensagens criptografadas simetricamente: quem receber a mensagem terá um link para acesso, no qual será preciso inserir uma senha pré-configurada para abrir o conteúdo.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás