Criado o e-mail mais protegido do mundo. Nem a NSA invade

Conheça o serviço de e-mail mais seguro do mundo. Contra técnicas de espionagem.

ProtonMail

Em tempos de espionagem eletrônica, os clientes que primam por segurança estão se tornando uma verdadeira mina de ouro. De olho nesse público, cientistas e funcionários do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e cientistas da CERN, a maior organização europeia para a pesquisa nuclear do mundo, criaram o ProtonMail.

O Proton é uma plataforma de e-mail que oferece encriptação de dados para os clientes. Ainda na fase BETA, o e-mail “super seguro” se tornou público recentemente. Porém, já possui planos de trabalho em novos protocolos de autenticação e criptografia para aumentar sua segurança.

Pós Snowden

Com as revelações feitas pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden, o tema segurança passou a ser uma obsessão para muitas pessoas que temem ter seus dados e privacidade invadidos. Essas razões levaram o pequeno grupo de desenvolvedores e membros de importantes entidades científicas a se unir e a criar o Proton.

Até o país para abrigar a empresa foi minuciosamente estudado. A Suíça foi escolhida, em 2013, para instalar o ProtonMail. A rigidez e a força das leis de proteção ao indivíduo e à privacidade foram os principais fatores que levaram a empresa a definir a sede no país.

Segurança nível máximo

A autenticação e criptografia são ferramentas determinantes e inseparáveis do sistema de segurança do Proton. Sendo assim, no caso de esquecimento da senha de decodificação, não será mais possível acessar mensagens, porque nem o ProtonMail tem acesso a seus dados.

Segundo a empresa, sem o acesso às informações e, consequentemente, à caixa de e-mails, o Proton não poderá nunca responder uma solicitação de informações do Governo, uma vez que o usuário estará totalmente anônimo, sem registro de logon de dados e rastreamaneto de IP.

Autodestruição de mensagens

Outra característica bastante interessante é a autodestruição das mensagens. Você pode definir um tempo para que isso aconteça, colaborando também com o espaço para armazenamento, que nas contas gratuitas é de 100MB e 500 mensagens mensais. A empresa garante que, futuramente, disponibilizará maiores espaços para planos pagos.

Também é importante saber que, mesmo o ProtonMail sendo criptografado, você pode enviar e receber e-mails de seus amigos usuários de outros provedores. E pode também enviar mensagens criptografadas simetricamente: quem receber a mensagem terá um link para acesso, no qual será preciso inserir uma senha pré-configurada para abrir o conteúdo.