Apesar de ser um sistema recente, foi descoberta uma grande falha de segurança no Android 5.0 ou superiores. É possível desbloquear o aparelho e ter acesso total sem precisar sequer saber a senha utilizada pelo dono.
E é muito simples. A pessoa só precisa digitar uma sequência aleatória de números no discador de emergência do telefone. Em seguida se deve arrastar o ícone de desbloqueio da câmera e pressionar o botão de disparo repetidas vezes. Após algum tempo o smartphone será desbloqueado. Veja a demonstração no vídeo a seguir:
Apesar de permitir acesso total ao aparelho, como se fosse o próprio dono mexendo, é necessário estar com ele em mãos para conseguir invadir. Tal problema faz com que os dados do dispositivo possam ser visto, copiados e modificados sem a necessidade de um vírus ou qualquer outra forma engenhosa.
O erro afeta aparelhos que utilizam senha para desbloquear. Os que usam pin e gestos estão seguros. Por isso, a forma de evitar que seu celular seja acessado por estranhos ou amigos fofoqueiros é não pondo a opção ‘senha’ como desbloqueio de tela, dando preferência às demais alternativas.
A falha foi descoberta por um especialista em segurança da Universidade do Texas, nos EUA. Durante uma viagem ele testou procedimentos em busca de comportamentos inesperados do Android e achou esse.
O Google já foi notificado e liberou a correção. Por isso, como sempre falamos, mantenha seu Android e aplicativos atualizados com a última versão disponível.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…