Falha de segurança é descoberta no Android Lollipop

Seu Android Lollipop pode estar vulnerável com essa falha de segurança que não precisa de muita engenhosidade ou vírus para invadir seu aparelho. Entenda!

Apesar de ser um sistema recente, foi descoberta uma grande falha de segurança no Android 5.0 ou superiores. É possível desbloquear o aparelho e ter acesso total sem precisar sequer saber a senha utilizada pelo dono.

E é muito simples. A pessoa só precisa digitar uma sequência aleatória de números no discador de emergência do telefone. Em seguida se deve arrastar o ícone de desbloqueio da câmera e pressionar o botão de disparo repetidas vezes. Após algum tempo o smartphone será desbloqueado. Veja a demonstração no vídeo a seguir:

Apesar de permitir acesso total ao aparelho, como se fosse o próprio dono mexendo, é necessário estar com ele em mãos para conseguir invadir. Tal problema faz com que os dados do dispositivo possam ser visto, copiados e modificados sem a necessidade de um vírus ou qualquer outra forma engenhosa.

O erro afeta aparelhos que utilizam senha para desbloquear. Os que usam pin e gestos estão seguros. Por isso, a forma de evitar que seu celular seja acessado por estranhos ou amigos fofoqueiros é não pondo a opção ‘senha’ como desbloqueio de tela, dando preferência às demais alternativas.

A falha foi descoberta por um especialista em segurança da Universidade do Texas, nos EUA. Durante uma viagem ele testou procedimentos em busca de comportamentos inesperados do Android e achou esse.

O Google já foi notificado e liberou a correção. Por isso, como sempre falamos, mantenha seu Android e aplicativos atualizados com a última versão disponível.

Tags: