Categorias: Ciberataques

Alerta: cópia falsa do app James Delivery engana pessoas na Play Store

A equipe do DFNDR Lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, identificou na Google Play Store uma cópia falsa do James Delivery, um app de entregas particulares famoso entre os usuários de smartphone do Paraná e Santa Catarina.

Leia mais: Usar aplicativo de banco é seguro?

Segundo os especialistas, o falso app, que era supostamente destinado a entregas de restaurantes, farmácias e lojas para moradores das cidades de Curitiba e Balneário Camboriú, foi desenvolvido por hackers brasileiros e disponibilizado na loja virtual na semana passada.

Como funciona o golpe do app falso do James Delivery

Ao instalar, os usuários interessados nos serviços eram direcionados a uma página para cadastro de dados – entre eles, informações do cartão de crédito.

Após a realização do cadastro, as pessoas eram levadas a uma página de erro, mas os dados, na verdade, eram destinados aos hackers, que aplicavam golpes financeiros nas vítimas. O falso aplicativo já foi identificado pelo Google e retirado da loja.

De acordo com a equipe do DFNDR Lab, baixar apps em lojas oficiais nem sempre é sinal de segurança. Os usuários de smartphones devem ficar alertas para características suspeitas nos apps e atentar para quem desenvolveu o aplicativo que deseja baixar.

Leia também: Novo golpe invade contas de banco e rouba dinheiro

Neste caso, por exemplo, o responsável pelo app era uma pessoa física. Outro fator que chamou atenção foi o fato desse desenvolvedor cobrar até R$ 500 de tarifa para baixar outros aplicativos criados por ele, um preço muito alto e incomum.

De toda forma, os especialistas salientam que fazer o download de apps em lojas oficiais, como a Google Play Store, continua sendo o meio mais recomendado. No entanto, como acabamos de ver, até mesmo os meios oficiais podem ser alvo de cibercriminosos que buscam enganar os consumidores.

Por conta de cenários como este, a recomendação é de, além de ter cautela, manter sempre um antivírus instalado e ativo no smartphone, como o DFNDR Security.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás