Alerta: cópia falsa do app James Delivery engana pessoas na Play Store

Usuários que baixaram o falso app de entrega eram induzidos a compartilhar dados pessoais e financeiros, como os do cartão de crédito

A equipe do DFNDR Lab, laboratório de segurança especializado no combate ao cibercrime, identificou na Google Play Store uma cópia falsa do James Delivery, um app de entregas particulares famoso entre os usuários de smartphone do Paraná e Santa Catarina.

Leia mais: Usar aplicativo de banco é seguro?

Segundo os especialistas, o falso app, que era supostamente destinado a entregas de restaurantes, farmácias e lojas para moradores das cidades de Curitiba e Balneário Camboriú, foi desenvolvido por hackers brasileiros e disponibilizado na loja virtual na semana passada.

Como funciona o golpe do app falso do James Delivery

Ao instalar, os usuários interessados nos serviços eram direcionados a uma página para cadastro de dados – entre eles, informações do cartão de crédito.

Após a realização do cadastro, as pessoas eram levadas a uma página de erro, mas os dados, na verdade, eram destinados aos hackers, que aplicavam golpes financeiros nas vítimas. O falso aplicativo já foi identificado pelo Google e retirado da loja.

De acordo com a equipe do DFNDR Lab, baixar apps em lojas oficiais nem sempre é sinal de segurança. Os usuários de smartphones devem ficar alertas para características suspeitas nos apps e atentar para quem desenvolveu o aplicativo que deseja baixar.

Leia também: Novo golpe invade contas de banco e rouba dinheiro

Neste caso, por exemplo, o responsável pelo app era uma pessoa física. Outro fator que chamou atenção foi o fato desse desenvolvedor cobrar até R$ 500 de tarifa para baixar outros aplicativos criados por ele, um preço muito alto e incomum.

De toda forma, os especialistas salientam que fazer o download de apps em lojas oficiais, como a Google Play Store, continua sendo o meio mais recomendado. No entanto, como acabamos de ver, até mesmo os meios oficiais podem ser alvo de cibercriminosos que buscam enganar os consumidores.

Por conta de cenários como este, a recomendação é de, além de ter cautela, manter sempre um antivírus instalado e ativo no smartphone, como o DFNDR Security.

Tags: