Categorias: Ciberataques

Falso cartão da Google Play é tema de novo golpe

“Parabéns! Você ganhou um Gift Card na Google Play”. Essa é a mensagem que circula em uma falsa promessa de cartão da Google Play com supostos créditos de R$10 a R$50 para compras na loja virtual do Google. O novo golpe foi identificado pelos especialistas em segurança do dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, e, até o fechamento desta matéria, mais de 242 mil detecções de acessos e compartilhamentos ao link malicioso já haviam sido realizadas.

Leia mais: Chip de celular pega vírus?

Entenda o golpe do falso cartão do Google Play

O Diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, esclarece que este tipo de golpe. que oferece brindes em troca de compartilhamentos é muito comum e costuma se disseminar rapidamente: “Na esperança de receber o brinde, a vítima precisa compartilhar o falso link com seus contatos e acaba ajudando a espalhar o golpe sem nem perceber. Dessa forma, hacker faz com que a vítima se torne um vetor do golpe”, adiciona.

Para dar mais credibilidade ao golpe do falso cartão do Google, os cibercriminosos adicionaram alguns truques à página falsa: “Para motivar a vítima a seguir espalhando o golpe, havia uma barrinha de tarefas para indicar que a missão de compartilhar o link estava cumprida e ela precisava ser completada para a vítima ter acesso ao suposto benefício. Além disso, os cibercriminosos criaram uma mensagem para justificar o pedido de compartilhamento, dizendo que essa era uma ‘verificação necessária para confirmar se o usuário é uma pessoa real e para coibir o número de fraudes’”, explica Simoni.

Veja como é a tela do golpe

Como se proteger

Para ficar protegido contra este tipo de golpe, os especialistas em segurança do dfndr lab dão algumas recomendações:

– Sempre desconfie de links de promoções recebidas através de aplicativos de mensagem, especialmente se forem enviadas por pessoas desconhecidas;

– Fique muito atento a URL (endereço do link recebido), antes de clicar. Os cibercriminosos costumam criar links bem diferentes do domínio oficial das marcas para dificultar sua localização e banimento ou com apenas uma letra trocada para tentar se passar pelo site real;

– Confirme informações no site oficial das marcas citadas no link suspeito para saber se uma notícia, promoção ou oferta de emprego é real;

– Tenha instalado em seu celular um bom antivírus. O dfndr security, antivírus gratuito para Android, possui a função Bloqueio de Hackers, que envia um alerta em tempo real sempre que um link malicioso é recebido no WhatsApp, Messenger, SMS ou navegador. Toque aqui para baixar.

Leia também: Como bloquear fake news no WhatsApp?

PUBLICIDADE

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…