Categorias: Ciberataques

Falso cartão da Google Play é tema de novo golpe

“Parabéns! Você ganhou um Gift Card na Google Play”. Essa é a mensagem que circula em uma falsa promessa de cartão da Google Play com supostos créditos de R$10 a R$50 para compras na loja virtual do Google. O novo golpe foi identificado pelos especialistas em segurança do dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, e, até o fechamento desta matéria, mais de 242 mil detecções de acessos e compartilhamentos ao link malicioso já haviam sido realizadas.

Leia mais: Chip de celular pega vírus?

Entenda o golpe do falso cartão do Google Play

O Diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, esclarece que este tipo de golpe. que oferece brindes em troca de compartilhamentos é muito comum e costuma se disseminar rapidamente: “Na esperança de receber o brinde, a vítima precisa compartilhar o falso link com seus contatos e acaba ajudando a espalhar o golpe sem nem perceber. Dessa forma, hacker faz com que a vítima se torne um vetor do golpe”, adiciona.

Para dar mais credibilidade ao golpe do falso cartão do Google, os cibercriminosos adicionaram alguns truques à página falsa: “Para motivar a vítima a seguir espalhando o golpe, havia uma barrinha de tarefas para indicar que a missão de compartilhar o link estava cumprida e ela precisava ser completada para a vítima ter acesso ao suposto benefício. Além disso, os cibercriminosos criaram uma mensagem para justificar o pedido de compartilhamento, dizendo que essa era uma ‘verificação necessária para confirmar se o usuário é uma pessoa real e para coibir o número de fraudes’”, explica Simoni.

Veja como é a tela do golpe

Como se proteger

Para ficar protegido contra este tipo de golpe, os especialistas em segurança do dfndr lab dão algumas recomendações:

– Sempre desconfie de links de promoções recebidas através de aplicativos de mensagem, especialmente se forem enviadas por pessoas desconhecidas;

– Fique muito atento a URL (endereço do link recebido), antes de clicar. Os cibercriminosos costumam criar links bem diferentes do domínio oficial das marcas para dificultar sua localização e banimento ou com apenas uma letra trocada para tentar se passar pelo site real;

– Confirme informações no site oficial das marcas citadas no link suspeito para saber se uma notícia, promoção ou oferta de emprego é real;

– Tenha instalado em seu celular um bom antivírus. O dfndr security, antivírus gratuito para Android, possui a função Bloqueio de Hackers, que envia um alerta em tempo real sempre que um link malicioso é recebido no WhatsApp, Messenger, SMS ou navegador. Toque aqui para baixar.

Leia também: Como bloquear fake news no WhatsApp?

PUBLICIDADE

Thaisy Pecsen

Repórter do dfndr blog. Conta com a parceria dos especialistas do dfndr lab para trazer em primeira mão notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, vírus e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

O que é XDR? Tecnologia é a mais eficiente na guerra contra a ciberpandemia

A tecnologia XDR é capaz de bloquear qualquer ameaça existente, pois faz um verdadeiro “raio…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás