Categorias: Cibersegurança

Com qual frequência você deve verificar se seu PC possui vírus

 

Muitas pessoas perguntam quantas vezes eles devem analisar os seus computadores em busca de vírus. Não existe uma resposta absoluta para essa pergunta, porque depende de três fatores principais. Estes incluem: 1) quantas vezes você usa a internet, 2) A segurança de rede que você usa para acessar a internet e 3) o tipo de software de segurança instalado em seu computador.

 

Com que frequência você usa a Internet

Geralmente, quanto mais você usar a internet, mais cuidadoso você deve ser para proteger o seu computador e dados de vírus e software malicioso (malware). Se você usa a Internet todos os dias, e às vezes, visita sites desconhecidos ou faz muitos downloads, o mais inteligente é executar uma varredura completa de vírus toda semana. Se você usa a Internet poucas vezes por semana e visita sites muito populares e seguros (Microsoft, Google, Apple, etc), você pode realizar uma verificação completa a cada semana.

 

A segurança de sua rede

Se você usar uma ethernet corporativa para acessar a internet – que é administrada pelo departamento de TI da sua empresa, por exemplo -, então, toda a rede será mantida segura pelos seus colegas de sistemas. Em tal situação, você só precisa executar uma verificação de vírus se você for instruído a fazê-la pelo administrador da rede.

Se você acessar a internet em uma rede doméstica, especialmente de uma conexão sem fio, verifique se você tem um firewall ativo instalado no seu roteador e também que o firewall integrado do seu computador está ligado. Verifique as configurações de segurança do computador para ver se elas são suficientes para advertir se involuntariamente visita um site sem certificação ou pouco seguro.

Evite o uso de redes públicas sem fio disponíveis em cafés e outros locais públicos, uma vez que não são protegidos por senha e são mais vulneráveis ??a hackers que os tipos de redes discutidos anteriormente. Se você estiver usando uma rede pública, não visite sites que requerem senhas ou informação que possa ser usada ??para roubar sua identidade, como banco online ou portais de compras.

Se tiver certeza de sua rede é segura, então você pode executar uma varredura completa uma vez a cada duas semanas. Mas se você tem alguma dúvida em sua mente sobre a segurança de uma rede que você usou para acessar a internet, execute uma varredura mais assim que possível após o uso dessa rede.

 

O tipo de software de segurança em seu computador

Se você ainda não tem um antivírus instalado em seu computador, pare de ler agora e baixe o PSafe Total, disponível para Windows e Mac. Isto irá proteger o seu computador e dados de vírus e outros malwares. O sistema de proteção em tempo real da PSafe monitora continuamente a sua atividade e  alerta imediatamente caso detectar um malware tentando invadir o seu disco rígido. Esta proteção em tempo real é a melhor defesa contra códigos maliciosos já que está sempre ativa.

No entanto, você ainda deve fazer uma análise completa de todos os seus dados, uma vez por mês, só para ter certeza de que nenhum arquivo foi corrompido. Novos vírus são inventados todos os dias, e se você se esquecer de atualizar seu antivírus, um pedaço de código ruim pode entrar. PSafe Total atualiza automaticamente seu banco de dados por meio de uma base cadastrada na nuvem.

Algumas pessoas relutam em executar uma varredura completa, porque eles têm um monte de arquivos e uma análise completa leva muito tempo. Se você está nesta categoria, sugerimos que você mude alguns dos arquivos maiores e mais complexos para um disco rígido externo. Dessa forma, você pode executar uma varredura completa no disco interno do seu computador em menos tempo. Se você decidir usar discos externos, então se certifique de analisar eles depois de carregar os novos dados. Isso garante que os arquivos que você acabou de adicionar não contaminem o disco inteiro.

 

 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás