Categorias: Ciberataques

Golpe no WhatsApp promete mostrar quem te adicionou

O Whatsapp segue na mira dos hackers. Dessa vez, o mais novo golpe promete mostrar quem adicionou seu número no aplicativo. Até agora, o time de segurança do dfndr security, o principal aplicativo antivírus do Brasil, identificou que mais de 260 mil usuários de celulares Android já caíram na armadilha só nos primeiros quatro dias do ano.

Como funciona
O golpe indica a possibilidade de ativar uma nova função do WhatsApp para que o usuário possa  visualizar as pessoas que te adicionaram. Mas, para ter acesso à função, o usuário deve compartilhar o link com a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes, disseminando-o para mais pessoas.

Depois, o usuário é direcionado a uma página que induz a instalação de outros aplicativos, que não necessariamente contêm vírus, mas que gera dinheiro para o hacker a cada download feito.

O que acontece nesses casos é que fabricantes conseguem identificar, através de um código, quem “levou” o usuário a baixar o seu app e pagam esta pessoa por isso, pois não dá para identificar se essa pessoa se trata de um hacker.

Para ficar protegido de golpes como esse,  a equipe de Segurança do dfndr security listou uma série de dicas para manter seu celular sempre protegido.

Instale e mantenha o Antivírus atualizado: Ter um antivírus instalado no celular é fundamental para se prevenir das ameaças existentes no mundo virtual.

Com o dfndr security, por exemplo, você ganha uma barreira de proteção no celular Android. Você poderá checar se a rede wi-fi que está acessando é segura ou não e ainda ser alertado se acessar sites maliciosos ou baixar aplicativos infectados.

Evite clicar em links vindos por mensagens: Nos últimos meses, muitas tentativas de infecção ocorreram via links maliciosos enviados por amigos no WhatsApp, como esse golpe. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails sem se certificar de que ele é verdadeiro.

Utilize apenas redes protegidas com senha: Redes Wi-Fi que não pedem senhas são mais arriscadas – porque permitem acesso mais fácil aos hackers – e, por isso, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás