Não é segredo para ninguém que a gigante americana Google é proibida de oferecer seus serviços no mercado chinês. O governo local censura o Google desde 2010, após a empresa discordar dos termos que deveria operar seus serviços no país. Mas, cinco anos depois, o Google pode voltar a China. Segundo o portal ‘The Information’, a gigante da tecnologia espera conseguir aprovação do governo para voltar ao mercado chinês ainda em 2015.
Veja também: Google usará balões para levar internet 4G para áreas remotas
Segundo a reportagem, o Google Play deverá estar disponível para dispositivos com a próxima versão do sistema Android (chamado de ‘M’) e que atendam os critérios definidos pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação. O serviço será bem parecido com o do Brasil, mas com algumas restrições de localização e acesso as redes sociais, além de não poder vender livros, músicas e filmes. O Google também passará a oferecer uma versão Android para smartphones fabricados na China.
Diferente de 2010, o Google pretende seguir as leis locais e bloquear os aplicativos que o governo considerar questionáveis. Antes da censura, o Google atuava no país de forma independente ao Governo.
A volta do Google a China irá gerar receitas para a empresa e dará a companhia maior controle da distribuição da plataforma Android no país. Sem o Google, o sistema é distribuído de forma fragmentada. Muitos fabricantes usam versões ‘open source’ sem ter parceria com a empresa. O objetivo do Google ainda é levar o sistema Android para smartphones IOT, os chamados ‘aparelhos inteligentes’.
Para conquistar os desenvolvedores locais, o Google oferecerá 70% da renda gerada pelos seus aplicativos. As lojas chinesas costumam ficar com grande parte da renda gerada pelas criações de desenvolvedores locais.
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…