Google usará balões para levar internet 4G para áreas remotas

Acordo entre Google e governo do Sri Lanka prevê que a partir do ano que vem os usuários poderão se conectar aos balões com internet sem fio

O Google deu mais um passo para a inclusão digital no mundo. Chegaram ao Sri Lanka os primeiros ‘balões de internet’, que fornecerão sinal de internet para parte dos 20 milhões de habitantes do país. Os balões fazem parte do ‘Project Loon’, rede de internet que usa balões para disponibilizar conexões de internet sem fio. O país asiático é o primeiro a receber a tecnologia.

Veja também: Facebook testa pela primeira vez seu drone de internet

O acordo entre o Sri Lanka e o Google foi assinado no final de Julho, mas colocado em prática apenas este mês. Segundo dados do governo, existem 22 milhões de celulares no país, mas apenas 2,8 milhões tem acesso a internet móvel.

Para colocar em prática o projeto, o Google fez parcerias com empresas de telecomunicações e instalou hardwares nos ‘balões tecnológicos’, para criar ‘torres de celulares’ dentro do balões, possibilitando a conexão 4G para os dispositivos móveis.

De acordo com informações do governo, toda estrutura dos balões estará pronta até o final de 2015 e a rede deve estar disponível para todos os novos usuários até o dia 31 de Março de 2016.

Tags: