Nesta sexta-feira, 25, o dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, encontrou cinco bases de dados vazadas que, no total, somam mais de 3,4 milhões de contas de acesso a populares serviços de streaming de música e vídeo, e também de acesso a jogos.
Os documentos vazados por hackers contêm e-mails e senhas de usuários de diversos países.
Leia mais: Como saber se meu e-mail foi hackeado
A equipe de segurança do dfndr lab aponta que, em casos de vazamentos como esse, na maior parte das vezes os hackers conseguem os dados por meio do envio de phishing, ou seja, uma página falsa que se passa pelo site verdadeiro para coletar informações das vítimas.
“Com dados de login e senha, os cibercriminosos conseguem ter total acesso e usar os serviços como se fossem os donos da conta. Além disso, muitas pessoas usam as mesmas senhas para diversos serviços, o que facilita o acesso do hacker a informações pessoais ou até mesmo privadas e sigilosas das vítimas”, esclarece Emilio Simoni, Diretor do dfndr lab. Simoni ainda ressalta que é bastante comum que os hackers compartilhem suas ‘conquistas’ ilícitas com outros grupos de cibercriminosos, “deixando as vítimas ainda mais expostas”.
Para se proteger deste tipo de ataque, Simoni recomenda algumas medidas de segurança, como:
O dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android, possui a função anti-phishing que te alerta em tempo real sempre que um link malicioso é acessado ou recebido através do WhatsApp, Messenger, SMS ou navegador.Toque aqui para instalar o dfndr security.
Para checar se seus dados foram vazados, os usuários podem acessar serviços de monitoramento de roubo de dados. O dfndr security, por exemplo, possui a função premium Alerta de Roubo de Dados que permite saber se sua senha foi exposta em algum vazamento da internet.
PUBLICIDADE
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…