Categorias: Ciberataques

Monitorando o teclado, malware Zeus aplica golpes financeiros

Milhões de pessoas usam o internet banking todos os dias para pagar suas contas, conferir o saldo da conta corrente e do cartão de crédito, transferir dinheiro, etc.

Mas poucas sabem que esta é uma prática bem arriscada se seu computador estiver infectado com vírus e ameaças, especialmente se o malware em questão for o Zeus.

O que é o malware Zeus?

Este malware já é bem conhecido e é da família dos Cavalos de Troia (Trojans). Sua forma de atuação é bem conhecida: ele infecta o PC através de um suposto e-mail enviado por um banco. Ao confiar no e-mail e clicar no link presente na mensagem, o usuário infecta o computador com o malware. A partir daí, ele monitora o teclado, descobrindo facilmente a senha do internet banking, o que permite a aplicação dos golpes financeiros.

Além disso, o Trojan Zeus também consegue fazer capturas da tela do PC e salvar essas imagens, ou então, enviá-las para um endereço de correio eletrônico difícil de rastrear. O usuário, por sua vez, pode não perceber nada quanto ao fato de seu computador estar contaminado, já que são criados sites de banco falsos, muito similares aos reais.

Quando o usuário digita sua conta corrente, agência e senha, os dados são automaticamente enviados para o hacker, que passa a ter acesso a toda informação pessoal.

Como se proteger do malware Zeus

O mais indicado é evitar abrir qualquer e-mail que tenha sido supostamente enviado por um banco. Se você receber alguma comunicação da instituição financeira que utiliza, ligue para a central de atendimento ou acesse o seu internet banking antes de clicar no e-mail. Isso é mais seguro.

É indicado que você mantenha o firewall do computador ativado e o PSafe Total instalado, para que qualquer ameaça seja detectada e removida automaticamente.

Mantenha o seu sistema operacional e os plugins do computador sempre atualizados.

Ao acessar o internet banking, confira se a página é criptografada, ou seja, se tem o cadeado de segurança na barra de endereços e se está escrito https://.

Se receber qualquer e-mail de cadastramento ou informando sobre alguma dívida, não abra e procure se informar melhor. Pode ser um golpe.

Mantenha controle sobre a sua conta, saiba de toda a movimentação financeira e se informe sobre qualquer detalhe que pareça ser uma irregularidade.

Posts Recentes

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…

Zero Trust: o que é, por que importa e como o dfndr security protege seu celular com esse conceito

Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…

Cresce o roubo de dados de celulares – saiba como se proteger

  O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…

Defendendo-se de Malwares que Atacam o Pix: Mantenha-se Protegido

As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…

Inteligência artificial traz novas ameaças para celulares e computadores

O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…

Vazamento de dados na XP Investimentos: o que aconteceu e como proteger sua segurança digital

A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…