Categorias: Cibersegurança

Microsoft descobre vulnerabilidades e prepara nova correção

Identificadas novas ameaças para usuários do Windows

Provavelmente amanhã, a gigante de tecnologia irá lançar novas revisões para o seu sistema operacional para corrigir vulnerabilidades do software. Devem ser oito alterações, o maior pacote de mudanças deste ano, e, mesmo com metade dos boletins afetando o sistema operacional XP, sendo duas falhas críticas – SharePoint Sever e Internet Explorer (IE), seus usuários deverão ficar de fora da lista de resolução, já que o fim do suporte técnico para o Windows XP data do último 8 de abril.

Os usuários do XP ainda representavam em abril 26% tráfego web de todo o mundo, segundo dados de pesquisa realizada pela empresa Net Applications, e, agora, estas pessoas estarão mais vulneráveis a se tornar vítimas de hackers, que poderão comprometer a saúde de computadores sem atualização dos patches de códigos do sistema operacional Windows.

Como atuam os hackers no Windows XP?

Fazendo a engenharia reversa. Os hackers irão avaliar as alterações promovidas para corrigir falhas do Windows Vista, 7, 8 e 8.1 e identifica-las no Windows XP para promover ataques a quem ainda usa o sistema operacional. Espera-se um aumento de ciberataques a estes equipamentos.

O fim do suporte ao Windows XP preocupa especialistas, que emitem o alerta: os hackers ainda estão de olho nas vulnerabilidades do seu navegador web, como as versões 6, 7 e 8 do Internet Explorer, navegador web mais popular no Windows XP, para terem acesso a seus computadores domésticos.

Os usuários que, por algum motivo, não podem atualizar o sistema operacional de seus equipamentos, podem contar com a proteção do PSafe Total, que seguirá oferecendo suporte gratuito para quem utiliza o Windows XP. Para melhorar a defesa de seus equipamentos eletrônicos contra ataques online, você pode evitar o IE e escolher o PSafe Internet como seu navegador padrão, ele oferece proteção a URL’s maliciosas e sistema anti-phishing, além de bloquear anúncios publicitários que atrapalham sua experiência virtual e garantir segurança a compras e transações online.

Especula-se que os usuários XP terão a opção de pagar para comprar da Microsoft as atualizações de segurança do sistema.

Windows Update 8.1

A última correção foi anunciada há quase um mês, e quem tem a atualização automática ativada no software, vem recebendo emendas do Windows 8.1 ao longo dos últimos dias. Quem tem o Windows 8.1 deverá modifica-lo para Windows 8.1 Update. Caso tenha algum problema na instalação, consulte texto em inglês aqui (você pode usar um programa de tradução ou verificar se seu navegador oferece a opção de outro idioma). A Microsoft resolveu estender o prazo para quem não tem atualização automática promover as mudanças até o dia 10 de junho de 2014. Depois desta data, quem não solicitar as correções, não as receberá mais, mas continuarão contando com a ajuda de pessoal especializado nos fóruns da comunidade do Windows para resolução de problemas.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…