O suporte ao Windows XP acabou. E agora, o que fazer?

Microsoft anuncia que não haverá mais suporte ao Windows XP. Se você ainda utiliza esse sistema operacional, Psafe listou passos de como proceder.

 

morte do Windowe XP

 

O suporte ao Windows XP termina hoje! Você provavelmente já sabe, uma vez que a Microsoft não mediu esforços para avisar e espalhar essa informação aos quatro ventos. Mas estima-se que pelo menos 10% dos PC´s em atividades no Brasil ainda rodam a versão mais querida do sistema operacional da Microsoft, enquanto essa métrica triplica quando o cenário muda do uso doméstico para o corporativo.

Se você administra uma escola, uma pequena empresa ou é um usuário doméstico que ainda utiliza o XP, saiba que o cenário ainda não exige pânico, muito menos uma corrida alucinada para fazer backup da sua máquina ou equipamento. Veja o que acontece a partir de hoje e como conviver com o novo cenário:

Afinal de contas, o que significa o fim do suporte?

Significa que a partir de hoje a Microsoft não irá mais desenvolver, atualizar ou monitorar possíveis ameaças à versão do sistema.  Assim, o Windows XP fica muito mais aberto ao ataque de hackers por meio de brechas de segurança.

Outro fato a ser observado é a incompatibilidade de novos softwares e hardwares com o sistema operacional. Isso impede, por exemplo, a troca de um mouse defeituoso.

 

Wallpaper Windows XP

 

Mas ainda dá pra usar o Windows XP?

Sim, mas vai exigir novos cuidados. A instalação de um antivírus que ainda ofereça suporte para versão é o primeiro deles. Em comunicado recente, a Psafe já anunciou que vai continuar a prestar suporte ao Windows XP.

Em segundo plano, é uma boa opção abandonar o Internet Explorer definitivamente do seu pc e optar por um navegador que ofereça mais segurança.

E os softwares que já tenho na minha máquina?

Esses continuam funcionando normalmente, a menos que você não o atualize ou que a desenvolvedora não desabilite seu funcionamento e atualizações no sistema.

E o meu Office 2003?

Continua funcionando, mas sem receber novas atualizações.

E mudar de Windows, posso?

Com certeza. A Microsoft já oferece opções mais vantajosas para quem deseja migrar do XP para o Windows 7 ou 8. O preço varia de situação e sai bem em conta. Visite o site da empresa e fique por dentro.  Lembrando que o PC precisa ter configurações mínimas para rodar esses sistemas, uma vez que o XP já tem 13 anos de mercado e a exigência das máquinas era bem menor (lembra que 1 GB de memória e 80 GB de HD eram incríveis?).

Tags: