Categorias: Cibersegurança

Mídias removíveis infectam 30% dos computadores

Uma das maneiras de infectar o computador com vírus e ameaças é através das chamadas mídias removíveis, ou seja, pen drives, smartphones, cartões de memória, etc.

No entanto, um estudo feito recentemente identificou que 30% dos PCs são infectados desta forma. Diante deste número, é importante saber como limpar a mídia removível e como se proteger das pragas virtuais.

Infecção

Um computador com vírus pode infectar um pen drive, cartão de memória ou celular, mas um destes dispositivos que contenha vírus também pode infectar o PC com pragas digitais. E toda vez que você inserir a mídia removível sem ter certeza de que ela está livre de ameaças, coloca o seu computador e a sua segurança digital em risco.

Na verdade, o processo de infecção vira uma verdadeira bola de neve, em que mais e mais computadores e dispositivos são infectados. O fato de se compartilharem cartões de memória, pen drives e drives USB em vários computadores também aumenta a possibilidade de infecção.

Quando a mídia removível com vírus é inserida no computador, a ameaça infecta o computador automaticamente e também pode roubar dados pessoais que estejam arquivados no PC.

Como se proteger

Para manter o seu PC e mídias removíveis longe de pragas virtuais, o melhor é ter uma postura de segurança digital, como a PSafe sempre indica. Por isso, nunca faça a execução automática do dispositivo. Deixe a mídia removível configurada para que seja perguntado se você quer que execute. Assim, poderá verificar se há algum vírus no dispositivo.

O antivírus PSafe Antivirus faz esse trabalho e sempre pergunta para o usuário se ele quer verificar a mídia. Quando faz a varredura, o antivírus PSafe Antivirus elimina automaticamente todos os vírus que estão presentes no dispositivo, mantendo o PC seguro.

Manter o seu sistema operacional atualizado é outra dica importante, porque isso deixa o computador menos vulnerável. O PSafe Turbo, além de otimizar o seu PC, ainda vai identificar se está disponível alguma nova atualização do sistema operacional.

Evite copiar muitos arquivos executáveis, ou seja, que possuem a extensão “.exe”. Os arquivos executáveis podem conter vírus e infectar o PC rapidamente.

Por fim, evite usar pen drives. Com a tecnologia em nuvem, você pode jogar todos os seus arquivos na nuvem e não se preocupar com vírus e ameaças. Além disso, você pode acessar os seus arquivos de qualquer lugar e a qualquer hora.

Quer uma dica de backup online? PSafe LockBox. É só fazer o seu plano gratuito ou pago e você terá um PC ainda mais longe de ameaças.

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás