A Palo Alto Networks, empresa americana especializada em segurança na internet, acaba de identificar um malware superperigoso atacando Macs, iPhones e iPads na China. Chamado WireLurker, esse é o primeiro vírus encontrado em dispositivos iOS que instala aplicativos infectados automaticamente, sem o consentimento do usuário.
Segundo o Engadget, 467 aplicativos foram infectados. E o pior é que, até o momento, esses programas já foram baixados mais de 350 mil vezes, afetando milhares de usuários. O malware, no caso, estava hospedado na Maiyadi App Store, uma loja chinesa de programas criados por terceiros para o OS X, o sistema operacional dos computadores Mac.
Como o malware WireLurker se instala e fica sempre ativo no Mac, ele passa a monitorar as conexões USB que o usuário realiza e infecta outros dispositivos iOS imediatamente após serem conectados. Com isso, ele passa a ter acesso a todos os dados do usuário – contatos, mensagens do iMessage, entre outros.
A Palo Alto Networks recomenda, para evitar o WireLurker, que os usuários não liguem via USB seus smartphones e tablets em dispositivos desconhecidos e evitem baixar programas de lojas não certificadas.
Apesar de já estar trabalhando para resolver a vulnerabilidade, a Apple ainda não divulgou a data do lançamento da correção.
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…