Novo malware infecta Macs e dispositivos iOS por cabo USB

Chamado WireLurker, esse vírus infecta Macs e passa a monitorar os dispositivos iOS que você conecta via USB, instalando apps maliciosos. Entenda!

A Palo Alto Networks, empresa americana especializada em segurança na internet, acaba de identificar um malware superperigoso atacando Macs, iPhones e iPads na China. Chamado WireLurker, esse é o primeiro vírus encontrado em dispositivos iOS que instala aplicativos infectados automaticamente, sem o consentimento do usuário.

Segundo o Engadget, 467 aplicativos foram infectados. E o pior é que, até o momento, esses programas já foram baixados mais de 350 mil vezes, afetando milhares de usuários. O malware, no caso, estava hospedado na Maiyadi App Store, uma loja chinesa de programas criados por terceiros para o OS X, o sistema operacional dos computadores Mac.

Como o malware WireLurker se instala e fica sempre ativo no Mac, ele passa a monitorar as conexões USB que o usuário realiza e infecta outros dispositivos iOS imediatamente após serem conectados. Com isso, ele passa a ter acesso a todos os dados do usuário – contatos, mensagens do iMessage, entre outros.

A Palo Alto Networks recomenda, para evitar o WireLurker, que os usuários não liguem via USB seus smartphones e tablets em dispositivos desconhecidos e evitem baixar programas de lojas não certificadas.

Apesar de já estar trabalhando para resolver a vulnerabilidade, a Apple ainda não divulgou a data do lançamento da correção.

Tags: