Criptomoeda é um tipo de moeda virtual que utiliza a criptografia para garantir mais segurança em transações financeiras na internet. Da mesma forma que a moeda tradicional possui números de série ou listras ocultas em seu interior para evitar falsificações, a criptomoeda também utiliza códigos que são muito difíceis de quebrar.
Existem diversos tipos de moedas virtuais, sendo o bitcoin a mais conhecida. Ela é descentralizada, o que significa que a moeda pode ser transferida de pessoa para pessoa sem passar por bancos ou intermediários. Como não existe uma autoridade ou bancos regulando as moedas virtuais, as taxas são menores e você consegue realizar transações em qualquer país.
As criptomoedas servem para comprar bens e serviços na internet. As transações podem ser feitas para qualquer pessoa que esteja em qualquer lugar do mundo, sem que exista limite mínimo ou máximo de valor. Atualmente, diversas empresas já aceitam a moeda virtual como forma de pagamento.
Os bitcoins, por exemplo, são gerados na internet por qualquer usuário que utilize um programa de “mineração” digital, para que a criptomoeda seja criada em uma taxa limitada e previsível. Os cálculos realizados pelo programa de “mineração” ajudam a verificar as transações de toda a rede. Bitcoins se armazenam em uma carteira virtual e eles são administrados através da internet pelo celular ou computador.
O primeiro passo para comprar ou vender criptomoedas é se cadastrar em plataformas específicas de compras, como o mercado bitcoin, e para realizar a compra da moeda, você precisa ter saldo em reais. Após realizar o cadastro, basta seguir as instruções e pronto!
Leia mais: Como comprar pelo celular sem risco de ser enganado ou roubado
Tenha cuidado! Ao comprar criptomoedas você pode acabar expondo seus dados aos hackers que, cada vez mais, procuram brechas para atacar e roubar seu dinheiro e informações sigilosas. Por isso, é muito importante que você mantenha um bom antivírus instalado no celular que irá detectar e remover ameaças do seu aparelho.
Leia mais: Saiba como deixar seu celular protegido de hackers
O dfndr security, por exemplo, além de possuir antivírus, ainda conta com a função de Bloqueio de Hackers, que te protege em tempo real contra ataques dentro da internet. O app é gratuito e você pode baixar ele aqui.
*Texto publicado originalmente em 13 de agosto de 2014.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de smartphones.…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…