Categorias: Mercado

O que é criptografia?

Você já deve ter ouvido falar ou lido em algum lugar sobre “criptografia de dados”, mas você sabe o que é criptografia? Este método de proteção da privacidade é considerado um dos mais confiáveis por instituições bancárias e outras grandes empresas, e tem sido utilizado até mesmo em comunicadores instantâneos, como o WhatsApp e o Messenger. Entenda agora como funciona a criptografia e como ela atua na proteção de seus dados pessoais.

Leia mais: O que é armazenamento em nuvem?

O que é criptografia e como ela funciona?
Criptografia de dados é um sistema de algoritmos matemáticos criado para cifrar a escrita e proteger dados digitais, de forma que só o remetente e o destinatário de um conteúdo possam decifrá-lo. A criptografia têm como base a codificação dos dados, tornando as mensagens ininteligíveis para aqueles que não têm acesso às convenções combinadas.

O Diretor do dfndr lab, laboratório de segurança digital, Emilio Simoni, explica que existem diferentes tipos de criptografia: “os mais utilizados atualmente são a criptografia simétrica, que utiliza a mesma chave para codificar, e a criptografia assimétrica, que utiliza uma chave para codificar e uma diferente para decodificar. Ambos asseguram a comunicação e armazenagem de dados”.

Exemplos de criptografia aplicados no cotidiano
Quando você acessa o Facebook ou o Google, todas as transmissões de páginas são criptografadas, porque estas páginas usam o protocolo “HTTPS”. Esta mesma segurança é aplicada quando você acessa seu banco online, para garantir a privacidade de seus dados e a segurança de seu dinheiro. Você também está protegido quando acessa seu WhatsApp ou Facebook Messenger, que criptografam as mensagens enviadas de ponta a ponta, ou seja, garantindo sigilo da mensagem do destinatário até o remetente.

Simoni alerta que até mesmo seu aparelho celular, seja ele um Android ou iPhone, é criptografado: “Neste caso, a criptografia é usada para que pessoas mal intencionadas não façam cópias ilegais do seu aparelho, evitando a pirataria”. A criptografia antipirataria também está presente em outros itens do dia a dia, como por exemplo os Blu-Rays e DVDs.

Leia também: Entenda o que é criptomoeda e saiba como usar

Como posso usar criptografia de dados nos meus arquivos?
Toda vez que você quiser manter uma informação em sigilo, lembre-se que a criptografia de dados é sua aliada. Simoni explica que existem aplicativos disponíveis para manter fotos, vídeos e documentos protegidos contra intrusos. O dfndr vault, aplicativo de privacidade para Android e iOS, funciona como um cofre onde você pode guardar arquivos de forma criptografada e com acesso protegido por senha. Dessa forma, elas ficam escondidos em um local em que apenas o dono do celular tem acesso. Toque aqui para instalar gratuitamente.

PUBLICIDADE

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…