O que é armazenamento em nuvem?

Confira o que é armazenamento em nuvem, quais são seus benefícios e como usar.

Se você usa seu celular e a internet com frequência, provavelmente já ouviu falar sobre o armazenamento na nuvem. E aí bate aquelas dúvidas, como: o que é e para que serve armazenamento em nuvem? É seguro usar? Quais são as vantagens? Como funciona a nuvem no celular?

Mas fique tranquilo, porque a gente explica tudo o que você precisa saber sobre este serviço!

O que é armazenamento em nuvem?

A “nuvem” nada mais é do que um espaço de armazenamento de arquivos na internet, onde você pode criar uma pasta para salvar suas fotos, vídeos e documentos de forma online. Ou seja, esses arquivos não ficam armazenados em um dispositivo fixo, permitindo que você os acesse quando e de onde quiser. Tudo que você guardar na nuvem poderá ser acessado pelo celular ou computador, desde que você esteja conectado à internet.

Segundo Frank Souza, especialista em privacidade do dfndr lab, laboratório de segurança digital, disponibilidade e segurança são as maiores vantagens do serviço de armazenamento em nuvem. “Diferente dos dispositivos físicos, que podem sofrer avarias ou até serem roubados, a nuvem garante maior proteção aos arquivos dos usuários, já que eles eles ficam armazenados em um espaço na própria internet”, explica Souza.

A disponibilidade torna-se outro ponto positivo, pois é bastante comum que as pessoas precisem acessar seus arquivos de outros dispositivos, como visualizar no computador aquelas fotos tiradas no celular. E com o armazenamento na nuvem, isso é possível e bem simples. Além disso, ao salvar suas fotos, vídeos e documentos na nuvem, você evita ocupar espaço na memória do seu celular, deixando seu dispositivo mais leve.

Como funciona a nuvem no celular?

Existem diversas ferramentas de armazenamento e sincronização de arquivos em nuvem. Conheça três delas:

Google Drive

Todos os usuários da conta Google tem direito a 15 GB de armazenamento online gratuito. Você pode salvar fotos, gravações, vídeos, documentos, entre outros tipos de arquivos.

Dropbox

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento em nuvem mais populares. Com ele, você ganha 2 GB de espaço gratuito para salvar seus arquivos, sendo possível, ainda, sincronizar arquivos entre diferentes dispositivos.

OneDrive

Usuários com conta na Microsoft podem usufruir de 5 GB de espaço gratuito para armazenar seus arquivos na nuvem. Para isto, basta logar com seu e-mail do Outlook ou Hotmail.

Riscos do armazenamento em nuvem

De acordo com Souza, o serviço de armazenamento na nuvem é, geralmente, seguro. Contudo, existem algumas situações que podem colocar o usuário em risco. “O provedor de serviços de armazenamento na nuvem pode sofrer falhas de segurança e os hackers se aproveitam dessas brechas para conseguir o acesso às contas, hackeando as senhas das vítimas”, completa Souza.

As ferramentas comuns de armazenamento em nuvem também não oferecem criptografia aos seus dados. Sendo assim, se uma pessoa mal-intencionada hackear ou descobrir a sua senha, ela poderá acessar seus arquivos sem grandes dificuldades, podendo, posteriormente, vazar os conteúdos na internet ou até usá-los para fazer chantagens e extorquir dinheiro. Por isso, Souza recomenda que os usuários ativem recursos extras de segurança.

Leia mais: Enviar fotos íntimas é crime?

Como guardar arquivos na nuvem de forma segura?

Os especialistas de segurança do dfndr lab dão quatro dicas para que você garanta maior proteção aos seus arquivos armazenados na nuvem:

1 – Escolha uma ferramenta confiável de serviço de armazenamento em nuvem. Como citamos anteriormente, o Google Drive, OneDrive e Dropbox são os mais conhecidos e usados pelos usuários.

2 – Ative os mecanismos de segurança do provedor de serviços. A autenticação em dois fatores é um ótimo recurso de proteção extra.

3 – Tome cuidado com as senhas que você utiliza nesses serviços. Você pode conferir algumas dicas de como criar senhas seguras clicando aqui.

4 – Existem alguns apps no mercado que oferecem recursos extras de proteção para serviço de armazenamento em nuvem. O dfndr vault – aplicativo para Android e iOS – por exemplo, tem a função de Pasta secreta na nuvem, na qual você pode salvar qualquer arquivo na nuvem com criptografia avançada. Isso significa que ninguém conseguirá visualizar o conteúdo dos seus arquivos criptografados, inclusive em caso de conta hackeada.

Além da Pasta secreta na nuvem, você ainda conta com outros recursos para proteger arquivos e dados pessoais no dfndr vault. Para baixar o app grátis, é só clicar aqui.

*Texto originalmente publicado em 9 de junho de 2016.

PUBLICIDADE

acelere-seu-android-instale-dfndr-security