Categorias: Mercado

O que é e para que serve o VPN do Google?

O Android Lollipop 5.1 traz novidades que até então não estavam disponíveis nos smartphones do Google. Mesmo que não venha ativa de fábrica, uma nova possibilidade chamou atenção de quem vasculhou a nova versão do sistema operacional, trata-se do ‘Serviço de conexão do Google’.

Levando em conta que as nomenclaturas podem variar e as permissões de acesso também, abra a lista de ‘Ajustes’ > ‘Aplicativos’ > ‘Todos’ > ‘Serviço de conexão do Google’.

O acesso é somente interno. Este aplicativo apesar de funcionar em segundo plano não tem ícone na tela principal. Ao abri-lo, você encontrará o serviço de VPN do Google, que permite a você acessar internet wi-fi pública de maneira segura.

VPN é uma rede virtual privada utilizada de ponte para se conectar a outra rede aberta e, que, normalmente usa uma terceira rede para realizar a troca de informações, encriptadas e protegidas, garantindo a segurança do usuário de internet. Algo muito habitual no mundo www.

Ao acessar os ‘Serviços de conexão do Google’, você irá se deparar com outra tela ‘VPN do Google’ > ‘Solicitar conexão’.

Daí você será encaminho para uma página de ajuda do Google informando o objetivo do serviço: proteger você no uso de redes wi-fi abertas por meio de transmissão de dados por VPN do Google.

E mais abaixo outro esclarecimento: quando ativa a função VPN do Google, no alto da tela de conexão, estará habilitada a função VPN do Google, por meio de um símbolo que indique a ativação. O fato é que por aqui no Brasil ainda não funcionou, mas parece que está no radar do Google garantir não só sua proteção na utilização de redes wi-fi consideradas não seguras, como também a intenção da empresa de, em breve, entrar na briga e oferecer serviços wi-fi.

Você que tem um aparelho top de linha: tentou ativar o VPN do Google no seu Android e deu certo?

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…