O que é e para que serve o VPN do Google?

Entenda a nova funcionalidade descoberta no Android que vai te ajudar a usar, de forma segura, wi-fi aberto. Aprenda também a ativá-la.

O Android Lollipop 5.1 traz novidades que até então não estavam disponíveis nos smartphones do Google. Mesmo que não venha ativa de fábrica, uma nova possibilidade chamou atenção de quem vasculhou a nova versão do sistema operacional, trata-se do ‘Serviço de conexão do Google’.

Levando em conta que as nomenclaturas podem variar e as permissões de acesso também, abra a lista de ‘Ajustes’ > ‘Aplicativos’ > ‘Todos’ > ‘Serviço de conexão do Google’.

O acesso é somente interno. Este aplicativo apesar de funcionar em segundo plano não tem ícone na tela principal. Ao abri-lo, você encontrará o serviço de VPN do Google, que permite a você acessar internet wi-fi pública de maneira segura.

VPN é uma rede virtual privada utilizada de ponte para se conectar a outra rede aberta e, que, normalmente usa uma terceira rede para realizar a troca de informações, encriptadas e protegidas, garantindo a segurança do usuário de internet. Algo muito habitual no mundo www.

Ao acessar os ‘Serviços de conexão do Google’, você irá se deparar com outra tela ‘VPN do Google’ > ‘Solicitar conexão’.

Daí você será encaminho para uma página de ajuda do Google informando o objetivo do serviço: proteger você no uso de redes wi-fi abertas por meio de transmissão de dados por VPN do Google.

E mais abaixo outro esclarecimento: quando ativa a função VPN do Google, no alto da tela de conexão, estará habilitada a função VPN do Google, por meio de um símbolo que indique a ativação. O fato é que por aqui no Brasil ainda não funcionou, mas parece que está no radar do Google garantir não só sua proteção na utilização de redes wi-fi consideradas não seguras, como também a intenção da empresa de, em breve, entrar na briga e oferecer serviços wi-fi.

Você que tem um aparelho top de linha: tentou ativar o VPN do Google no seu Android e deu certo?

Tags: