Categorias: Cibersegurança

Wardriving – O que é e como manter sua rede segura

As conexões de internet sem fio trouxeram muita comodidade para todos. Porém, cresceu o risco de sermos atacado por hackers, que se utilizam da fragilidade dessas redes para roubar dados de internautas.

Uma prática que vem se tornando comum é do Wardriving (drivers de guerra), termo que batiza a atividade de dirigir um carro à procura de redes sem fio abertas, passíveis de invasão. Para cometer o ato, é preciso, além de um veículo, um computador, uma placa Ethernet configurada de modo a interceptar a leitura de pacotes de comunicação, e uma antena, que pode ser posicionada dentro ou fora do automóvel.

Embora possa parecer estranho se preocupar com criminosos roubando informações pessoais a partir do “ar”, a prática é mais comum do que imaginamos. Isso pode causar sérios problemas para quem for atacado, principalmente se a vítima não tiver tomado medidas para proteger a rede de sua casa ou de seu escritório.

A ação dos hackers que utilizam esta técnica para acessar os dados de um computador, desde informações bancárias a pessoais, pode levar ao roubo de identidade, a perdas financeiras, ou mesmo a um registro criminal (se a rede for usada para fins criminosos). Qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à rede sem proteção está vulnerável.

Mas, nem tudo está perdido. Existem formas de prevenir o Wardriving. Primeiramente, não deixe de conferir o manual do proprietário do seu roteador sem fio para obter instruções sobre como ativar e configurar essas dicas corretamente.

Como proteger sua conexão wi-fi

Desligue sua rede sem fio quando não estiver em casa

Isso vai minimizar a possibilidade de um hacker acessar sua rede.

Mude regularmente a senha do seu roteador

Os fabricantes geralmente atribuem um nome de usuário e senha padrão para que você possa instalar e configurar o roteador. No entanto, os hackers geralmente sabem ou conseguem descobrir esses logins padrões. Por isso, é importante criar senhas difíceis de serem decifradas.

Ative a criptografia

Você pode configurar o roteador para permitir o acesso apenas aos usuários que digitarem a senha correta. Essas senhas são criptografadas, impedindo que os hackers que tentam interceptar sua conexão leiam as informações.

Use um firewall

Os firewalls podem reduzir bastante a chance de estranhos invadirem sua rede, uma vez que você pode monitorar tentativas de acessar o sistema. Então, certifique-se de usar o firewall que vem com o software de segurança para fornecer uma camada extra de defesa.

Posts Recentes

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…

Zero Trust: o que é, por que importa e como o dfndr security protege seu celular com esse conceito

Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…

Cresce o roubo de dados de celulares – saiba como se proteger

  O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…

Defendendo-se de Malwares que Atacam o Pix: Mantenha-se Protegido

As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…

Inteligência artificial traz novas ameaças para celulares e computadores

O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…

Vazamento de dados na XP Investimentos: o que aconteceu e como proteger sua segurança digital

A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…