Imagem de uma mão segurando um celular com a ilustração de uma caveira

Wardriving – O que é e como manter sua rede segura

A internet sem fio é uma comodidade para todos mas, com ela, o risco de sermos atacados por hackers cresceu. Te ensinamos o que é Wardriving.

As conexões de internet sem fio trouxeram muita comodidade para todos. Porém, cresceu o risco de sermos atacado por hackers, que se utilizam da fragilidade dessas redes para roubar dados de internautas.

Uma prática que vem se tornando comum é do Wardriving (drivers de guerra), termo que batiza a atividade de dirigir um carro à procura de redes sem fio abertas, passíveis de invasão. Para cometer o ato, é preciso, além de um veículo, um computador, uma placa Ethernet configurada de modo a interceptar a leitura de pacotes de comunicação, e uma antena, que pode ser posicionada dentro ou fora do automóvel.

Conheça o Wardriving

Embora possa parecer estranho se preocupar com criminosos roubando informações pessoais a partir do “ar”, a prática é mais comum do que imaginamos. Isso pode causar sérios problemas para quem for atacado, principalmente se a vítima não tiver tomado medidas para proteger a rede de sua casa ou de seu escritório.

A ação dos hackers que utilizam esta técnica para acessar os dados de um computador, desde informações bancárias a pessoais, pode levar ao roubo de identidade, a perdas financeiras, ou mesmo a um registro criminal (se a rede for usada para fins criminosos). Qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à rede sem proteção está vulnerável.

Mas, nem tudo está perdido. Existem formas de prevenir o Wardriving. Primeiramente, não deixe de conferir o manual do proprietário do seu roteador sem fio para obter instruções sobre como ativar e configurar essas dicas corretamente.

Como proteger sua conexão wi-fi

Desligue sua rede sem fio quando não estiver em casa

Isso vai minimizar a possibilidade de um hacker acessar sua rede.

Mude regularmente a senha do seu roteador

Os fabricantes geralmente atribuem um nome de usuário e senha padrão para que você possa instalar e configurar o roteador. No entanto, os hackers geralmente sabem ou conseguem descobrir esses logins padrões. Por isso, é importante criar senhas difíceis de serem decifradas.

Ative a criptografia

Você pode configurar o roteador para permitir o acesso apenas aos usuários que digitarem a senha correta. Essas senhas são criptografadas, impedindo que os hackers que tentam interceptar sua conexão leiam as informações.

Use um firewall

Os firewalls podem reduzir bastante a chance de estranhos invadirem sua rede, uma vez que você pode monitorar tentativas de acessar o sistema. Então, certifique-se de usar o firewall que vem com o software de segurança para fornecer uma camada extra de defesa.

Tags: