Categorias: Ciberataques

Golpe no WhatsApp promete panettone da Bauducco grátis

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, detectou um novo golpe que utiliza de forma fraudulenta a marca Bauducco para oferecer panettone de Natal grátis. Em apenas nove dias, mais de 32 mil pessoas receberam, acessaram ou compartilharam o link do ataque. Por dia, são registrados 3875 novos acessos ao golpe.

 

 

 

Como funciona o golpe

Ao tocar no link do golpe disseminado pelo WhatsApp, o usuário é incentivado a responder uma breve pesquisa sobre os panettones Bauducco. Depois, ele precisa compartilhar o link do ataque com 3 grupos e mais 7 contatos do mensageiro. Por fim, o usuário é induzido a conceder permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, depois, direcionado a páginas falsas para visualizar anúncios falsos. Além disso, para dar mais veracidade ao golpe, comentários falsos de supostos usuários contemplados com o panettone grátis são exibidos no ataque.

“É comum que, com a aproximação do Natal, os cibercriminosos se aproveitem para aplicar golpes temáticos da data, já que diversas marcas anunciam promoções nesse período. É comum que o atacante estude como as ofertas verdadeiras são realizadas pelas empresas para, então, simulá-las, deixando a fraude ainda mais crível. Além disso, ao direcionar as vítimas para páginas com bad ads, o hacker acaba lucrando a cada nova visualização da propaganda falsa, tornando o ataque bastante lucrativo”, explica Simoni.

Como se proteger

Simoni lista alguns cuidados que os usuários devem ter para não cair em golpes como este:

1) Tenha cuidado ao tocar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais. Sempre verifique as informações compartilhadas nos sites oficiais das empresas, e desconfie de promoções, brindes e descontos.
2) Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.
3) Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizam, de preferência, a função de detecção automática de phishing em aplicativos de mensagem e redes sociais, como o dfndr security. Com a função Bloqueio de Hackers ativada, sempre que você receber ou acessar um link malicioso, um alerta será enviado ao seu celular para impedir qualquer tentativa de golpe ou roubo de dados. Você pode baixar o dfndr security grátis aqui.

 

 

 

PUBLICIDADE

Posts Recentes

Deepfakes: A nova arma dos golpistas digitais

A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…