Categorias: Cibersegurança

Proteção de dados: Duas Regras que você deve seguir sempre

Não faz muito tempo que você podia armazenar toda sua informação confidencial em um arquivo trancado com cadeado e dormir tranquilo sabendo que tudo estava seguro. Mas os tempos mudaram: agora, os hackers podem acessar remotamente o seu computador e instalar programas maliciosos que roubam ou corrompem sua informação. Estes programas são conhecidos no mundo técnico como vírus ou malware. Às vezes, parece que a única maneira de manter tudo seguro é desligar o computador. Felizmente, isso não é verdade. Embora tenha muito que aprender sobre a arte de proteger seus dados de modo e eficaz, você pode começar pelo básico com duas regras fundamentais.

Regra 1: Escolha cuidadosamente suas senhas

Alguma das suas senhas é o nome de um animal de estimação? Seu aniversário? A palavra "senha"? Se for assim, sua senha tem um alto risco de ser comprometida. Ao estabelecer senhas comuns e fáceis, toda a informação sensível que essas senhas protegem – sua conta bancária, registros médicos ou número de identidade – podem ser roubados. Uma boa senha deve ter pelo menos 8 caracteres que incluam uma mistura de letras, números e símbolos.

Aqui no PSafe Blog, já selecionamos uma série de dicas para você construir senhas seguras eficazes.

Regra 2: Faça uma cópia de segurança ou Backup de seus dados

"Fazer um backup" de seus dados é uma prática de copiar informação do disco rígido de seu computador e guardá-la em outro lugar (seja físico ou virtual). Há um série de formas de obter o armazenamento de arquivos de forma segura através de cópias de segurança. Suas opções incluem sistemas de armazenamento baseados na nuvem e discos rígidos externos. O armazenamento na nuvem permite guardar os dados de forma remota em uma plataforma de Internet de propriedade de outra empresa. Os discos rígidos externos, por outro lado, são dispositivos que são conectados ao computador para transferir cópias dos arquivos existentes.

Os céticos poderiam perguntar, "para que preciso da minha informação em dois lugares?" Se não utilizar um navegador seguro com software antivírus pré-instalado, provavelmente encontrará um vírus em algum momento da vida útil de seu computador. Respaldar seus dados assegura que se um vírus se infiltrar em seu computador e corromper seu disco rígido, ainda terá toda sua informação para ser restaurada em um disco rígido novo. Vítimas de malware que não fizeram este importante passo na proteção de dados não vão ter outra opção a não ser contratar um serviço de recuperação de disco rígido, que pode custar milhares de dólares e que não garante a recuperação total. Embora possa não parecer uma prioridade imediata, gastar um tempo para respaldar seus dados pode lhe economizar um montão de problemas lá na frente.

 

Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

2 anos atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás