Quem ainda não superou o fim do Orkut, a rede social queridinha de quase todo brasileiro entre 2004 e o início da década de 2010, acaba de ganhar um motivo para comemorar. Desde ontem, 23/2, o Google liberou o acesso ao acervo de postagens públicas da rede, que teve o seu fim decretado há pouco mais de um ano.
Leia também: Como baixar fotos do Orkut
Para acessar o arquivo e relembrar as polêmicas e piadas que circularam por lá, basta visitar o site oficial e navegar por uma lista alfabética onde é possível localizar qualquer comunidade. Além de resgatar as discussões que rolaram, o arquivo mostra a foto de perfil, a descrição original e a data de criação de cada página — e, apesar da pinta minimalista, tudo com o visual característico da rede, em tons de rosa e azul.
O acervo liberado pelo Google só contempla as comunidades que estavam ativas quando a rede foi encerrada, o que significa que não é possível encontrar qualquer coisa que tenha sido desativada antes disso. Para o alívio de muitos, perfis pessoais também não são acessíveis e os nomes dos usuários estão indicados apenas em texto, sem links.
O único ponto negativo da ideia é que não existe um campo de busca, o que obriga você a pesquisar “na mão” pelas comunidades que quer relembrar. De qualquer forma, não deixa de ser uma missão divertida, concorda?
Conte pra gente: quais comunidades você revisitou com a novidade do Google?
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…