Google libera o acervo de comunidades do Orkut

Relembre piadas e polêmicas que circularam na rede mais queridinha do Brasil

Quem ainda não superou o fim do Orkut, a rede social queridinha de quase todo brasileiro entre 2004 e o início da década de 2010, acaba de ganhar um motivo para comemorar. Desde ontem, 23/2, o Google liberou o acesso ao acervo de postagens públicas da rede, que teve o seu fim decretado há pouco mais de um ano.

Leia também: Como baixar fotos do Orkut

Para acessar o arquivo e relembrar as polêmicas e piadas que circularam por lá, basta visitar o site oficial e navegar por uma lista alfabética onde é possível localizar qualquer comunidade. Além de resgatar as discussões que rolaram, o arquivo mostra a foto de perfil, a descrição original e a data de criação de cada página — e, apesar da pinta minimalista, tudo com o visual característico da rede, em tons de rosa e azul.

O que é possível ver no acervo online?

O acervo liberado pelo Google só contempla as comunidades que estavam ativas quando a rede foi encerrada, o que significa que não é possível encontrar qualquer coisa que tenha sido desativada antes disso. Para o alívio de muitos, perfis pessoais também não são acessíveis e os nomes dos usuários estão indicados apenas em texto, sem links.

O único ponto negativo da ideia é que não existe um campo de busca, o que obriga você a pesquisar “na mão” pelas comunidades que quer relembrar. De qualquer forma, não deixa de ser uma missão divertida, concorda?

Conte pra gente: quais comunidades você revisitou com a novidade do Google?

Tags: