Durante o evento South by Southwest (SXSW), a Sony apresentou ao mundo uma novidade vinda do “Future Lab”, seu laboratório de inovação: uma mesa interativa. Na verdade, a tecnologia em si é apenas um projetor que consegue reconhecer superfícies planas e projetar hologramas de acordo com a interação feita. Por vir do Future Lab, não há indícios de que o produto irá se tornar comercial, já que o laboratório limita-se apenas a produzir protótipos sem necessariamente intenções de levar ao mercado.
Na apresentação feita durante o SXSW, o dispositivo foi programado para interagir com o clássico infantil “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll. Assim, quando o livro foi posto sobre a mesa, o Interactive Tabletop – como foi batizado – identificou a obra e gerou animações para ilustrar a história e interagir com o usuário. Além disso, demais itens como uma xícara de chá ou um baralho foram reconhecidos e participaram da interação.
O Interactive Tabletop também é capaz de reconhecer os objetos de outras maneiras. Ele mede o tamanho dos itens e a intensidade de pressão que um dedo faz sobre a mesa. Na prática, as possibilidades de aplicação dessa tecnologia para o usa comum são inúmeras. Ele poderá otimizar o aprendizado de crianças por meio de jogos interativos e conteúdo especialmente criado para a plataforma ou servir de ferramenta de entretenimento para adultos e demais tipos de produção.
O que achou da mesa interativa? Consegue imaginar aplicações para o futuro? Conte para a gente em nossos comentários!
Recentemente, a reportagem da CNN Brasil destacou que mais de 180 milhões de endereços de…
A revolução da inteligência artificial trouxe inúmeros benefícios para o nosso dia a dia —…
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…