Os spyware são softwares projetados para rastrear seus hábitos na Internet, inicialmente voltados para ambientes corporativos, mas já disseminados entre os usuários finais, com o propósito de distribuir propaganda.
Conhecidos como programas espiões utilizados para captar informações sobre os costumes dos usuários ao trafegar na internet. Esses dados são vendidos para criminosos ou empresas (já que alguns spywares são instalados de forma legítima), para serem usados na geração de anúncios “customizados” para você. Esta técnica é adotada pelo Google e Facebook.
Alguns spywares mais avançados também podem roubar senhas ou formulários inseridos pela vítima durante a navegação.
A maioria dos spywares focam o sistema operacional Windows. E, entre as empresas mais conhecidas de spyware estão Gator, Bonzi Buddy, 180 Solutions, DirectRevenue, Cydoor, CoolWebSearch, Xupiter, XXXDial e Euniverse. Veja como elas introduzem o espião nos computadores:
Muitos spywares podem ser removidos com uma simples limpeza nos arquivos temporários do navegador, uma vez que a coleta de informações pode ser feita pelos cookies (pequenos arquivos com informações básicas, criados ao acessar um site pela primeira vez).
Quando instalados, danificam a memória RAM e a capacidade de processamento dos computadores, deixando-os lentos e praticamente impossíveis de usar.
Veja o dicionário de vírus completo.
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…
Você já ouviu falar em Zero Trust? O termo, que significa “confiança zero”, é uma…
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…