Você já foi comentar em algum site ou blog e acabou sendo desencorajado pelo nível dos comentários de outros usuários? Essa situação é bastante comum para diversas pessoas que navegam na internet e se deparam com os “comentários trolls” – aqueles com intenção de causar polêmica desnecessária ou ofender pessoas/entidades desnecessariamente. Porém, uma empresa está disposta a mudar essa realidade.
O Civil Comments é um plug-in de uma empresa chamada Civil e que busca justamente o que o nome sugere: civilidade. A ideia principal é criar situações para que os usuários percebam que devem se comportar online da mesma forma que deveria sem comportar em uma conversa pessoal. Para isso, o serviço força a pessoa que pretende comentar algo em algum site a medir o nível de educação de outros comentários no mesmo local e identificar se a sua contribuição está adequada.
Para isso, o Civil Comments exibe uma tela de avaliação para o usuário antes do comentário ser publicado. Nela, ele pedirá a avaliação quanto à qualidade e civilidade de três comentários escolhidos aleatoriamente e o do próprio comentário que o usuário pretende fazer. A ideia é construir essa noção de adequação na cabeça das pessoas, melhorando assim o nível dos engajamentos para os sites.
Outro ponto importante é o controle que o plug-in mantém sobre o usuário. Assim, ele só terá permissão de continuar postando se a sua avaliação média de outros usuários indicar que ele costuma ser mais civilizado do que a meta mínima estabelecida.
Será que essa é a solução para finalmente termos uma maior educação na internet ou a ideia pode acabar censurando os usuários? Deixe sua opinião nos comentários!
Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…
O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…
Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…
Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…
A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…
Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…