Trollagens na internet com os dias contados

Empresa norte-americana promete acabar com comentários trolls na internet. Objetivo é aumentar o engajamento de usuários e educar o comportamento online.

Você já foi comentar em algum site ou blog e acabou sendo desencorajado pelo nível dos comentários de outros usuários? Essa situação é bastante comum para diversas pessoas que navegam na internet e se deparam com os “comentários trolls” – aqueles com intenção de causar polêmica desnecessária ou ofender pessoas/entidades desnecessariamente. Porém, uma empresa está disposta a mudar essa realidade.

O Civil Comments é um plug-in de uma empresa chamada Civil e que busca justamente o que o nome sugere: civilidade. A ideia principal é criar situações para que os usuários percebam que devem se comportar online da mesma forma que deveria sem comportar em uma conversa pessoal. Para isso, o serviço força a pessoa que pretende comentar algo em algum site a medir o nível de educação de outros comentários no mesmo local e identificar se a sua contribuição está adequada.

Para isso, o Civil Comments exibe uma tela de avaliação para o usuário antes do comentário ser publicado. Nela, ele pedirá a avaliação quanto à qualidade e civilidade de três comentários escolhidos aleatoriamente e o do próprio comentário que o usuário pretende fazer. A ideia é construir essa noção de adequação na cabeça das pessoas, melhorando assim o nível dos engajamentos para os sites.

Outro ponto importante é o controle que o plug-in mantém sobre o usuário. Assim, ele só terá permissão de continuar postando se a sua avaliação média de outros usuários indicar que ele costuma ser mais civilizado do que a meta mínima estabelecida.

Será que essa é a solução para finalmente termos uma maior educação na internet ou a ideia pode acabar censurando os usuários? Deixe sua opinião nos comentários!