Categorias: Ciberataques

Vírus distribuído pelo Facebook fornece acesso a dados pessoais do internauta

Desta vez, o vírus está sendo propagado através de um vídeo e 800 mil usuários já caíram no golpe. O problema é ainda maior quando se avalia a potencialidade de infecção do malware: 40 mil ataques por hora.

Quando infecta o computador, o hacker tem acesso a todas as informações do navegador do internauta, inclusive as senhas salvas. Neste momento, seguir as recomendações de segurança digital da PSafe e saber como se proteger é fundamental para não ser mais uma vítima.

Como identificar a ameaça

A nova ameaça está se propagando principalmente através do navegador Google Chrome. Mas deixar de usar este navegador não é garantia de que não será infectado. O melhor é entender como a ameaça ataca e evitar ser mais uma vítima.

O programa malicioso é distribuído através de um vídeo pelo Facebook. O perfil do usuário infectado envia automaticamente (e sem o consentimento do internauta) um post com um link para o vídeo, sendo que vários amigos são marcados na publicação. Quando alguém clica no link, é indicado o download de uma extensão para que o vídeo possa ser visto. Se o usuário aceitar, o PC é infectado.

A partir do momento da infecção, o hacker pode acessar todas as informações do navegador e até mesmo sequestrar contas do Facebook, o que ajuda a aumentar o total de pessoas infectadas, já que existe o repasse do golpe para os amigos do usuário.

Segurança

A remoção da ameaça do computador não é algo simples de se fazer, já que este vírus consegue impedir o acesso a algumas configurações do browser e também não oferece acesso a sites de antivírus.

Devido a isto, representantes do Google se pronunciaram, informando que a empresa já está trabalhando para evitar o ataque, sendo que alguns itens foram retirados do Chrome Web Store. Já os representantes do Facebook também reconhecem que o ataque está sendo feito e afirma que há uma estratégia de remoção dos links infectados.

Mesmo assim, é recomendado que o internauta não acesse sites desconhecidos e nem clique em links estranhos e não confiáveis. Esta é a melhor maneira de evitar ser vítima deste golpe.

Posts Recentes

Como identificar um app espião no seu celular?

Para descobrir se há um aplicativo espião instalado no seu celular, fique atento a alguns…

Golpe do WhatsApp: como não cair em fraudes

O WhatsApp é uma das plataformas prediletas dos golpistas. Eles utilizam engenharia social, clonagem de…

Pix ganha impulso no exterior: conveniência e segurança para o turista brasileiro

Viajar é sinônimo de novas experiências — e fazer pagamentos sem complicações é parte essencial…

Links maliciosos: o que são e como se proteger

Todos os dias, milhões de brasileiros recebem links maliciosos por SMS, e-mail ou redes sociais.…

5 golpes digitais em alta: como a IA está tornando as fraudes mais perigosas

A cada dia, os golpes digitais evoluem com uso de tecnologia, especialmente da inteligência artificial,…

Alerta urgente: vazamento de 16 bilhões de senhas expõe usuários globalmente

Pesquisadores da Cybernews identificaram um “megavazamento” contendo mais de 16 bilhões de credenciais (login e senha),…