Uma nova ameaça para Android já infectou muitos usuários e pode causar prejuízos a quem tem tablets e celulares. O vírus conhecido como Android-Trojar.Koler é um malware que se instala no dispositivo quando o usuário acessa determinados sites pornográficos.
Aparentemente, o download do vírus é feito quando o usuário clica para assistir o vídeo em um tumbnail falso. Depois do clique, um arquivo apk se instala no sistema e passa a bloquear o smartphone do usuário.
O vírus aproveita as opções de personalização do Android para se instalar como um navegador acima da interface principal do sistema. “O app pode ser descrito como um navegador que fica em cima das outras aplicações. Você aperta a tela para fazer desbloqueio do gadget, que é ativada novamente por um timer”, analisou Bogdan Botezatu, especialista da empresa segurança Bitdefender, na qual a Psafe compartilha a base de vírus detectados.
A tela exibida pelo vírus alega que o usuário desrespeitou alguma lei e que o mesmo deve pagar uma multa para reaver o acesso aos seus aplicativos e documentos armazenados no gadget. O valor pago é direcionado aos hackers que desenvolveram esta praga.
Para se proteger, o usuário deve evitar práticas que destravem a apk do sistema. Além de ter um antivírus instalado no aparelho.
O cenário da segurança digital está mais desafiador do que nunca para usuários de smartphones.…
As fraudes digitais direcionadas ao popular sistema de pagamento Pix do Brasil aumentaram drasticamente nos…
O avanço da tecnologia e, especialmente, da inteligência artificial (IA) está transformando o cenário da…
A XP Investimentos, uma das maiores corretoras do Brasil, confirmou um incidente de segurança que…
"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…
Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…