Categorias: Ciberataques

Proteja-se: dfndr security descobre fraudes no WhatsApp

No ano passado, centenas de golpes foram enviados via WhatsApp, a maioria foi identificada e bloqueada pelo dfndr security, aplicativo de segurança gratuito para Android. Fraudes como essas são enviadas diariamente por bandidos que roubam informações e até dinheiro graças aos links falsos. Por isso, é fundamental que você faça uma verificação para bloquear vírus que podem vir pelo WhatsApp e contaminar seu celular.

Veja quais foram os principais golpes identificados pelo time de segurança do dfndr security em 2016 e quantos usuários foram protegidos:

– WiFi grátis
Uma promessa de encontrar conexão WiFi gratuita estava circulando no WhatsApp e deixou muitos usuários curiosos. Ao clicar, as vítimas eram direcionadas para serviços pagos e sites falsos que poderiam conter vírus. Identificado pelo dfndr security, o link foi bloqueado nos celulares dos usuários e livrou quase 1 milhão de pessoas.

– Crédito grátis para celular
A proposta parece interessante, mas não passa de um crime de hackers para lucrar com seus dados. O dfndr security identificou e alertou mais de 770 mil pessoas evitando a contaminação dos celulares.

– Emoji de Natal
A cilada que prometia baixar novos emojis de Natal no WhatsApp fez muita gente clicar no link. O golpe era mais uma estratégia para cadastrar o usuário em serviços pagos, propagandas e baixar apps sem permissão. O dfndr security protegeu mais de 700 mil celulares.

– Chamada de Vídeo
Os hackers descobriram antecipadamente a ferramenta de chamada por vídeo no WhatsApp e dispararam um link malicioso que deixou muita gente em dúvida. Mas quem tinha dfndr security no celular foi protegido. Ao todo, mais 250 mil usuários do app se livraram de ter o Android contaminado.

– Mudar a cor do WhatsApp
Esta é mais uma fraude que enganou vários usuários brasileiros. A falsa promessa de mudar a cor do aplicativo conseguiu enganar muitos usuários. Mas graças ao dfndr security os links foram identificados e bloqueados pelo antivírus do app e aproximadamente 150 mil usuários foram protegidos.

Para instalar o dfndr security no seu celular gratuitamente, é só tocar aqui.
Redação PSafe

O dfndr blog é um canal de caráter informativo que apresenta conteúdos exclusivos sobre segurança e privacidade no mundo mobile e empresarial, com dicas para manter a população protegida. Formado por uma equipe de repórteres especializados, o canal conta com a parceria dos especialistas em segurança do dfndr lab para trazer, em primeira mão, notícias sobre ataques, golpes, vulnerabilidades na internet, malwares e suas variações.

Posts Recentes

Novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de 2 milhões em bloqueios

"Golpe do @", o novo golpe descoberto com o dfndr security já tem mais de…

1 ano atrás

Futuro da Inteligência Artificial: CyberLabs participa de relatório do Google sobre futuro da inteligência artificial

Empresa foi convidada a colaborar na construção do relatório “O impacto e futuro da Inteligência…

1 ano atrás

Golpes da Copa: mais de 120 mil detecções em Novembro, aponta dfndr security

Conheça o novo golpe que se aproveita do maior evento esportivo do mundo

1 ano atrás

Golpes financeiros: mais de mil tentativas por hora, neste ano

Modalidade de phishing se tornou a campeã de detecções em 2022, acumulando mais de 5…

1 ano atrás

‘Golpe do Auxílio Brasil’: mais de 140 mil tentativas em uma semana

Golpe do Auxílio, criminosos estão utilizando indevidamente o nome do programa e prometem transferência em…

2 anos atrás

Robô do PIX: perfis golpistas ‘dando dinheiro’ têm mais de 600 mil seguidores, aponta PSafe

Presente nas principais redes sociais, perfis do ‘Robô do PIX’ induzem pessoas a acessarem links…

2 anos atrás