O que é e como remover um Adware?

Quer saber o que é um Adware e porque é necessário remover do computador? Confira aqui as nossas dicas e saiba como remover os adwares de sua máquina.

Adware é qualquer programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios (ad = anúncio, software = programa) sem a permissão do usuário. As propagandas são exibidas constantemente no Desktop ou tela de celular da vítima através de pop-ups, banners e outras técnicas.

Para que os anúncios exibidos sejam compatíveis com os hábitos de navegação dos internautas, grande parte desses softwares utiliza uma técnica conhecida como spyware, que consiste na coleta de dados de navegação sem a autorização do usuário.

Para PC, entre os mais conhecidos adwares estão o AdClicler, VideoPlay, MyWay etc. E, segundo dados do BitDefender, de agosto de 2012 a janeiro de 2013, a incidência de Adware para Android subiu 61% e vem preocupando consumidores de apps gratuitos.

Toolbars

Toolbars são os plug-ins mais indesejados para a maioria de usuários do Internet Explorer, Chrome ou Firefox. Oferecem funções adicionais ao browser, mas, na prática, são distribuidores de adwares, que atrapalham a navegação e exigem que o usuário constantemente feche suas janelas.

Também, modificam a página padrão de pesquisa, mostrando resultados inferiores a de motores de busca reconhecidos, misturando links de propagandas disfarçadas do conteúdo buscado e instalam extensões desatualizadas que se tornam portas de entrada para vírus e malwares em computadores e laptops. Uma das mais conhecidas é o Ask Toolbar.

Como remover toolbars

Internet Explorer: acesse Ferramentas (Tools); Gerenciar Complementos (Manage Add-Ons); vá até Tipos de Complemento (Add-nos Types); marque Barras de Ferramentas e Extensões (Toolbars and Extensions); no campo Mostrar (Show), escolha Todos os Complementos (All Add-Ons); marque Desabilitar (Disable).

Firefox: acesse Ferramentas (Tools); Complementos (Add-Ons); marque< a opção Extensões (Extensions); escolha< “Desativar” para desabilitar a toolbar ou exclua o plugin na opção “Excluir”. Após a ação é necessário confirmar se a extensão foi mesmo eliminada, reiniciando o Firefox e, também, o sistema.

Chrome: acesse Personalizar (Settings); Ferramentas (Tools); Extensões (Extensions); busque a toolbar na lista de extensões e desmarque a opção “Ativada”; você também pode eliminar a extensão de uma vez por todas, clicando na lixeira.

Problemas causados por Adware

Privacidade: os problemas não estão restritos às pessoas físicas, já que a convergência dos aparelhos digitais e o uso cada vez maior do celular pessoal para realizar atividades de trabalho, expõem também as informações corporativas compartilhadas ou acessadas pelo celular Android ou e-mail do trabalho desde o computador doméstico.

Um dos problemas apontados para a exposição é a política de permissões a aplicativos do sistema operacional móvel do Google, que muitas vezes é tudo ou nada, fazendo com que o usuário aceite, mas sem ler atentamente a lista de acessos pedidos.

Veja outros problemas causados por Adware:

  • Coletam números de telefones, SMS e endereços de e-mail;
  • Expõem dados dos usuários de Internet;
  • Acessam histórico de navegação para direcionar propaganda.

Adware para Facebook

Alguns programas prometem a você recursos especiais de uso no Facebook, mas são adwares, que lotam sua linha do tempo e feed de notícias com anúncios. Uma lista dos mais conhecidos adwares que atacam a rede social:

  • Facetheme.com
  • Pagerage.com
  • Profilecraze.com
  • Social-plus.com
  • Facicons.com
  • Facecoolsmileys.com
  • Iminent.com
  • Buzzdock.com
  • Connectbar.net
  • Elriel.com
  • Dropdowndeals.com
  • Pagemood.com
  • Sweetim.com

Adware legítimo

Os adwares também são usados de forma legítima por empresas desenvolvedoras de software livre ou gratuito. Nesse caso, a instalação é opcional e suas implicações estão previstas no contrato de licença exibido durante a instalação. Vale lembrar que o uso de anúncios por si só, não caracteriza um adware.

Softwares que apresentam apenas essa característica são conhecidos como “ad-supported”.

Veja o dicionário de vírus completo.

Tags: